In Revista | ISSN: 1980-6418 https://revistas.unaerp.br/inrevista <p align="justify">A <strong>IN Revista</strong> é uma publicação semestral, mantida pelo <strong>Núcleo de Pesquisa em Comunicação Social</strong> da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, e pelo <strong>PPG Direito</strong> (programa de pós-graduação em Direito, nota CAPES: 4,0) da mesma Universidade.<strong><br /></strong></p> <p align="justify"><strong>Qualis B2 (quadriênio 2017-2020).</strong></p> pt-BR <span>Os trabalhos publicados passam a ser de direito da In Revista, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.</span> joaalmeida@unaerp.br (João Flávio de Almeida) joaalmeida@unaerp.br (In Revista - Suporte Técnico) Wed, 29 Nov 2023 20:28:26 -0300 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3070 <p>A Inteligência Artificial (IA) é uma ciência voltada para o desenvolvimento de sistemas capazes de simular a inteligência humana e apresenta uma crescente presença na educação infantil. Este estudo explora a relação entre a IA, os dispositivos eletrônicos e seus efeitos na educação e no desenvolvimento da primeira infância, especialmente em crianças em idade pré-escolar. O estudo discute o impacto dos dispositivos eletrônicos, da IA e da mídia digital no desenvolvimento físico e cognitivo. Aprofunda o papel da IA como auxílio aos professores na educação infantil e conceitos básicos para a alfabetização, discutindo seu potencial para aprimorar experiências de aprendizagem individualizadas, detectar dificuldades de aprendizagem precocemente e fornecer materiais educacionais personalizados.</p> Mariana Maniglia, Ana Clara da Costa Seike, Ana Luiza Torres Castelete, Beatriz Vecchi Catunda, Julia Galante dos Santos, Luiza Medeiros Bringhente, Natalia Fardin dos Santos, Rebeca Ferreira Vercesi, Sofia Lelis Bassi Copyright (c) 2023 Mariana Maniglia, Ana Clara da Costa Seike, Ana Luiza Torres Castelete, Beatriz Vecchi Catunda, Julia Galante dos Santos, Luiza Medeiros Bringhente, Natalia Fardin dos Santos, Rebeca Ferreira Vercesi, Sofia Lelis Bassi https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3070 Wed, 29 Nov 2023 00:00:00 -0300 JORNALISMO DE GUERRA E OS EFEITOS DISCURSIVOS DA TECNOLOGIA NA INFORMAÇÃO https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3237 <p>A cobertura da Segunda Guerra Mundial foi um marco não só para a história da humanidade, mas também para a história do jornalismo de guerra. Na época, durante a cobertura, o leitor precisava esperar a manhã seguinte para pegar o jornal do dia e se atualizar com notícias que chegavam ultrapassadas por conta das limitações tecnológicas. A presente pesquisa buscou utilizar teorias e fundamentos da Análise do Discurso, como os conceitos de memória discursiva e sujeito discursivo, para compreender os efeitos da tecnologia na memória discursiva no contexto da Segunda Guerra, identificando as particularidades no relacionamento entre o consumidor e as notícias. A utilizada metodologia foi a de pesquisa exploratória-qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica, seguida de análise documental de notícias da coluna de guerra do extinto Diário de São Paulo, publicadas entre os anos de 1939 e 1943. Por fim, uma entrevista com um membro da família do dono do caderno de guerra, onde se obteve as notícias selecionadas. O resultado mostrou que a relação entre consumidor e texto é muito afetada pelo caminho que percorrem, mas também a relação do leitor com a guerra é afetada pela forma como ele se informa sobre ela.</p> Isabella Rigolin Mengelle Bianchi, João Flávio de Almeida, Luciano Bezerra Da Silva Filho Copyright (c) 2023 Isabella Rigolin Mengelle Bianchi, João Flávio de Almeida, Luciano Bezerra Da Silva Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3237 Wed, 29 Nov 2023 00:00:00 -0300 QUANDO O JORNALISMO FALA DO PRESÍDIO: A INTERSECÇÃO DE DISPOSITIVOS DISCIPLINARES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DA ÓTICA DE FOUCAULT https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3239 <p>O presente trabalho versa sobre a relação entre o dispositivo midiático jornalístico e o dispositivo prisional, segundo a ótica de Michel Foucault (2007; 2008). Partimos da hipótese de que o acoplamento destes dispositivos de poder põe em funcionamento uma rede de poderes disciplinares que exercem uma dupla função social: estabelecer um regime próprio de dizibilidade e visibilidade sobre o indivíduo em situação de reclusão, que ocorre quando o jornalismo diz e mostra o preso “pelo lado de fora”, sem que lhe seja dada oportunidade para fazêlo por si mesmo; e incutir na sociedade em geral um imaginário de horror e aversão ao presídio e ao presidiário, exercendo um poder disciplinar complexo, baseado na intimidação do cidadão “ainda não-preso”, que resulta numa hostilização ao detento e ao ex-detento. Para testar a hipótese, foram analisadas imagens televisivas de coberturas jornalísticas de rebeliões em presídios, bem como reportagens que mostram as condições de vida dos presidiários. O objetivo principal do artigo foi analisar os dispositivos disciplinares contemporâneos que funcionam a partir do encontro de outros dispositivos, a saber, o midiático jornalístico e o prisional, lançando luz sobre as práticas e as técnicas que<br>produzem um temor social com função traçada: disciplina e poder.</p> Marissa Mendonça de Sousa, Luciano Bezerra Filho, João Flávio de Almeida Copyright (c) 2023 Marissa Mendonça de Sousa, Luciano Bezerra Filho, João Flávio de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3239 Thu, 30 Nov 2023 00:00:00 -0300 LIBERDADE DE EXPRESSÃO E INTERNET: UMA ANÁLISE À LUZ DO POSICIONAMENTO DA COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3017 <p>O direito à liberdade de expressão encontra-se enunciado na Convenção Americana de Direitos Humanos, principal tratado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que possui como órgãos a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Em relação à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, esta possui relatorias temáticas, dentre elas, a Relatoria Especial sobre Liberdade de Expressão. Tendo em vista que a redação da Convenção Americana de Direitos Humanos em relação ao direito à liberdade de expressão foi redigida em um contexto sem a presença da internet, mostra-se de fundamental importância verificar qual tem sido o posicionamento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, particularmente, a Relatoria Especial sobre Liberdade de Expressão acerca da liberdade de expressão e internet. A fim de atingir tal objetivo, foram feitas considerações sobre o funcionamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e apresentadas considerações acerca da interpretação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, através da Relatoria Especial sobre Liberdade de Expressão, no que diz respeito ao tema liberdade de expressão e internet, sendo utilizados para tanto os informes produzidos pela relatoria de liberdade de expressão</p> Danilo Garnica Simini Copyright (c) 2023 Danilo Garnica Simini https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3017 Wed, 29 Nov 2023 00:00:00 -0300 A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM PARA SURDOS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3056 <p>O desenvolvimento linguístico-discursivo do surdo é gesto-visual, por isso, deve-se refletir como esses recursos digitais são utilizados para que a comunicação aconteça em todos os âmbitos de interação social. Este artigo tem por objetivo apresentar a importância do uso das Tecnologias Digitais em sala de aula do Ensino Fundamental II, bem como os seus impactos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, como segunda língua (L2) para alunos surdos. Em suas bases numa abordagem qualitativa, e ancorada em uma revisão de literatura sobre a temática, o estudo analisou como essas contribuições aprimoraram o desenvolvimento e as habilidades desses alunos. A partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola de referência para a população surda na cidade de Resende-RJ, foi possível observar uma maior percepção do aluno em relação à L2, como resultante das adaptações dos materiais pedagógicos dentro da Plataforma Adaptativa Aprimora, e da capacitação profissional do professor que&nbsp; trabalha com as tecnologias gigitais. Tomando como abordagem de uma pesquisa qualitativa, as discussões e análises desenvolvidas neste artigo foram realizadas sob o suporte teórico-analítico da Análise do discurso de linha francesa, de forma a nos possibilitar uma melhor compreensão da relevância do uso das tecnologias digitais, como material de ensino de L2 para os surdos, promovendo uma comunicação mais eficiente e significativa.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>tecnologias digitais<strong>; </strong>ensino-aprendizagem; L2 para Surdos; Análise do discurso.</p> Elaine Daróz, Lilian Cristina Lopes e Silva Copyright (c) 2023 Elaine Daróz, Lilian Cristina Lopes e Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3056 Wed, 29 Nov 2023 00:00:00 -0300 DA VOUGHT AO MUNDO: UMA ANÁLISE TRANSMÍDIA DE THE BOYS https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3114 <p>O incremento de novas plataformas de distribuição de conteúdo gera grandes demandas e a maneira para produzir esse entretenimento contemporâneo com excelência ocorre através das narrativas transmídia, que possuem como prática de roteirização a criação de mundos que se permitem desdobrar em diferentes plataformas. Assim, a audiência interage de maneira direta por meio de diversas telas, independente do seu formato. Essa prática de produção de conteúdo é utilizada para testar novas narrativas, levando em consideração a opinião da audiência para garantir o sucesso e ascensão de diversas histórias contadas de maneira épica. Novos modelos de engajamento surgem, estimulando a cultura participativa, peça-chave para o desenvolvimento de um universo ficcional. A partir desta premissa, o estudo teve como objetivo analisar o universo dos super-heróis, com foco principal na complexidade narrativa do drama satírico The Boys, concebido pelo serviço de streaming Prime Video. A série oferece aos fãs de histórias em quadrinhos, uma expansão da revista de mesmo nome que teve como foco principal diversos eventos ocorridos onde apresentam os super-heróis como vigilantes superpoderosos em uma nova realidade transmídia, dentro do universo da série. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico, a partir dos conceitos de transmídia, convergência, cultura participativa, histórias em quadrinhos, super-heróis, e do levantamento de relatos de fãs. Assim, as análises dos principais pontos entre as três temporadas disponíveis atualmente na plataforma de streaming e relatos de fãs, possuem o intuito de desenvolver um estudo dinâmico e lúdico baseado no impacto das mídias nas novas produções cinematográficas. Dessa forma, é possível concluir que apesar das questões intensas apresentadas em cada temporada, como traumas, questões políticas e o vício em drogas, a partir da análise da série identificou-se a característica de multiplicidade do meio que envolve o público com essas temáticas, expandindo o universo ficcional com o real, oferecendo soluções muito fáceis aos problemas dos personagens, resolvendo-os de superficial e repentina.</p> Gabriela Andrucioli de Oliveira, Tatiana Mancin da Silva Copyright (c) 2023 Gabriela Andrucioli de Oliveira, Tatiana Mancin da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3114 Wed, 29 Nov 2023 00:00:00 -0300 DEFESA DO CONSUMIDOR COMO DIREITO FUNDAMENTAL E O PARADIGMA CRITICO DA SOCIEDADE DE CONSUMO MODERNA https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3047 <p>O cerne de analise do fundamento do presente estudo é a observação se a defesa do consumidor como direito fundamental consignado no Art. 170 da Constituição Federativa do Brasil se expressa na sociedade de consumo contemporânea como vetor de justiça?. O objetivo será definir um paradigma critico acerca das condutas consumeristas da sociedade moderna, parametrizada no paradigma legal de garantias elencada no código de defesa do consumidor sob a ótica do critério de justiça e validade da norma jurídica, buscando referenciar a estrutura social e os padrões sociais na atual estrutura de sociedade.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Sociedade de consumo; Capitalismo; Defesa do Consumidor; Justiça.</p> Paulo Joviniano Alvares dos Prazeres, Karla Luzia Alvares dos Prazeres Copyright (c) 2023 Paulo Joviniano Alvares dos Prazeres, Karla Luzia Alvares dos Prazeres https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3047 Wed, 29 Nov 2023 00:00:00 -0300 TRABALHO DOMÉSTICO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REPORTAGENS SOBRE AS VIDAS INVISÍVEIS DE “DENTRO DE CASA” https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3238 <p class="Resumo"><span style="font-family: 'Georgia',serif;">O objetivo deste estudo foi identificar as denúncias de trabalho doméstico análogo à escravidão no Brasil durante a pandemia de COVID-19, a partir de publicações jornalísticas nacionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo análise documental, realizada nas páginas eletrônicas da Folha de São Paulo, UOL e da Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD). As 21 matérias elencadas apontaram denúncias de trabalhadoras domésticas vítimas de privação da liberdade, violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, ocultação ou controle de documentos e renda, ausência ou escassez de horários de descanso e lazer e imposição de ambientes de trabalho degradantes, dentre outras formas radicais de violação dos direitos humanos. </span></p> Tanyse Galon, Nádia Karolina Gonçalves Oliveira Copyright (c) 2023 Tanyse Galon, Nádia Karolina Gonçalves Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3238 Tue, 05 Dec 2023 00:00:00 -0300 A COMUNICAÇÃO: IMPRESCINDÍVEL PARA VIDA EM SOCIEDADE E FUNDAMENTAL PARA OS DIREITOS HUMANOS https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3220 <p>Esta pesquisa parte do atual cenário, em que a maior parte leiga da população — e mais vulnerável — acabou tendo um entendimento equivocado, reduzindo a abrangência destes à esfera penal e aos mecanismos de defesa para criminosos. Esta concepção parte da hipótese de que o Direito é também linguagem e que se faz necessário uma melhor comunicação em relação às liberdades fundamentais. O método ou caminho seguido por esta pesquisa será o bibliográfico (leituras crítico-analítico), além do método dedutivo. O objetivo geral é de que a comunicação e o Direito são imprescindíveis para a vida em sociedade. Tendo como específicos os conceitos de linguagem e de comunicação, a falta de uma comunicação adequada sobre os direitos naturais. Os resultados estão na confirmação da hipótese e uma educação voltada para o conjunto dos direitos humanos.</p> ODUWALDO JOSE HARMBACH Copyright (c) 2023 ODUWALDO JOSE HARMBACH https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3220 Wed, 29 Nov 2023 00:00:00 -0300