A CRIMINALIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL E AS DROGAS EM CHAPECÓ - SC: EM BUSCA DE PROPOSTAS E ALTERNATIVAS (2019-2020)

Autores

  • Saulo Cerutti UNOCHAPECO
  • Magaline Carpe da Silveira UNOCHAPECÓ

Resumo

A presente pesquisa é continuação de um estudo iniciado em 2017 sob coordenação da professora AUTORA, adotando como campo de análise a relação entre o consumo de drogas, a identidade psicossocial de crianças e adolescentes no município de Chapecó, bem como de políticas públicas reflexas. Naquele momento identificou-se que a presença de vulnerabilidade no contexto do estudo é relativamente baixa em relação à população munícipe total, contudo, a ausência de políticas públicas efetivas aumenta o imaginário do “inimigo público”. Propôs-se, então, como alternativa para melhora da situação problema, o acompanhamento escolar, desenvolvimento cidadão e acompanhamento das fragilidades. Neste prosseguimento abriu-se o leque de atenção para o aspecto ambiental e formação histórica das comunidades comumente afetadas e como isto implica no reconhecimento da identidade social com o mundo criminal, a formação das territorialidades e nos processos de exclusão. As dinâmicas violentas que acompanhamos atualmente são reflexo direto dos contextos de exclusão e identificação.

Biografia do Autor

Saulo Cerutti, UNOCHAPECO

Doutorando em Ciências Ambientais pelo PPGCA da Unochapecó. Mestre em Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais (2013). Especialista em Direito Público (2012). Docente do curso de Direito da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Magaline Carpe da Silveira, UNOCHAPECÓ

Graduanda em Direito pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Cerutti, S., & Magaline Carpe da Silveira. (2023). A CRIMINALIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL E AS DROGAS EM CHAPECÓ - SC: EM BUSCA DE PROPOSTAS E ALTERNATIVAS (2019-2020). Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 10(2), 110–132. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/rcd/article/view/2482