A CRIMINALIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL E AS DROGAS EM CHAPECÓ - SC: EM BUSCA DE PROPOSTAS E ALTERNATIVAS (2019-2020)
Resumo
A presente pesquisa é continuação de um estudo iniciado em 2017 sob coordenação da professora AUTORA, adotando como campo de análise a relação entre o consumo de drogas, a identidade psicossocial de crianças e adolescentes no município de Chapecó, bem como de políticas públicas reflexas. Naquele momento identificou-se que a presença de vulnerabilidade no contexto do estudo é relativamente baixa em relação à população munícipe total, contudo, a ausência de políticas públicas efetivas aumenta o imaginário do “inimigo público”. Propôs-se, então, como alternativa para melhora da situação problema, o acompanhamento escolar, desenvolvimento cidadão e acompanhamento das fragilidades. Neste prosseguimento abriu-se o leque de atenção para o aspecto ambiental e formação histórica das comunidades comumente afetadas e como isto implica no reconhecimento da identidade social com o mundo criminal, a formação das territorialidades e nos processos de exclusão. As dinâmicas violentas que acompanhamos atualmente são reflexo direto dos contextos de exclusão e identificação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.