O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO: AS DESIGUALDADES DO ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O presente artigo tem como finalidade analisar o direito fundamental à educação durante a pandemia de Covid-19, os progressos e os retrocessos de forma breve, isso porque a pandemia diuturnamente tem afetado as relações educacionais, na busca de refrear o tempo através de metodologias que não causem prejuízos aos estudantes. A pesquisa foi realizada pelo método analítico-dedutivo, com análise dos direitos sociais fundamentais dispostos na Constituição Federal em confronto com a legislação infraconstitucional, em que verificou-se desvantagem a uma parcela dos estudantes que não possuem acesso à internet e a dispositivos eletrônicos, conferindo verdadeira desvantagem. Sob outro aspecto, foi possível concluir que uma parte dos estudantes ainda dependem da alimentação escolar, o que deixou ainda mais evidente a desigualdade social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.