PLATAFORMAS DIGITAIS E OS DESAFIOS LEGAIS: EXPLORANDO OS LIMITES DA TERRITORIALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.55839/2358-7008RCDv12n1pa136-152Resumo
Com o avanço tecnológico das plataformas digitais, somado com o advento das redes sociais, torna-se absolutamente inadiável a discussão a respeito dos impactos que essas inovações podem trazer para a humanidade. Frente a um cenário onde a conectividade transcende as fronteiras físicas, surgem desafios significativos para a aplicação efetiva da Lei. Um dos principais obstáculos enfrentados pelas autoridades legais é a definição dos limites da territorialidade no meio digital. Enquanto o sistema de leis tradicionais é baseado em fronteiras geográficas, as plataformas digitais operam em um espaço virtual que ultrapassam essas delimitações. No Brasil, a implementação da Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da internet), trouxe diversos avanços na regulamentação do uso da internet no país, incluindo princípios como a Neutralidade da rede, a proteção da privacidade dos usuários e a garantia da liberdade de expressão online. No entanto, como qualquer outra legislação, estão embutidos desafios e problemas em sua aplicabilidade como ambiguidade e lacunas, conflitos com outras legislações e principalmente desafios de fiscalização e monitoramento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.