Sobre a Revista

A Revista Científica Integrada (RCI) é um periódico interdisciplinar, que desde 2012, tem como missão promover a disseminação do conhecimento científica sobre diferentes áreas do saber, e veicular ações inovadores em pesquisa e iniciativas científico-profissionais relevantes para o aprimoramento das ciências em geral, por meio de publicação de manuscritos técnicos ou teóricos, com foco na interlocução internacional. A revista tem Qualis B1, segundo Qualis CAPES (2017-2020). 

A RCI publica manuscritos bimestralmente, e aceita trabalhos nas línguas portuguesa e inglesa. Destina-se a publicações de manuscritos originais de pesquisa, revisões, relato de experiência, reflexão e carta ao editor, desde que atendam às suas normas de publicação. Ao critério do Conselho de Editores, chamadas temáticas podem ser publicadas.

As submissões de artigos devem contribuir para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita, consistência teórico-metodológica e correção de linguagem. Desta forma, precisam evidenciar potencial e consistência suficiente para servir de referência para estudos na área.

Artigos já publicados ou que estejam em avaliação em outro periódico, simultaneamente, não serão aceitos pela RCI.

A revista é publicada na versão eletrônica (ISSN 2359-4632), e segue a política de acesso aberto (Open Access), oferecendo livre acesso ao seu conteúdo, seguindo a premissa de disponibilização gratuita de dados científicos ao público, proporcionando maior democratização do conhecimento. A abreviatura de seu título é Rev. Científica Integrada, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e referências.

Seu método de avaliação segue o sistema Double Blind Review, sendo preservado o anonimato de autores e avaliadores. O Editor Científico Chefe, com base nos pareceres emitidos, decide pela aprovação, reformulação ou recusa do texto.

A revista é normalizada seguindo os “Requisitos uniformes para manuscritos apresentados aos periódicos biomédicos” (estilo Vancouver), e adota as recomendações dos códigos de condutas ética em publicação do Comitê de Ética em Publicações (COPE) (https://publicationethics.org/), e as condutas de Boas Práticas de Editoração – Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors, e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Logo, pesquisas originais realizadas no Brasil, devem respeitar as diretrizes da Resolução n°. 466, de 12 de dezembro de 2012 e nº. 510 de 07 de abril de 2016.

Ademais, também não são permitidos o envio ou a disseminação de trabalhos com teor de plágio. Em nosso processo editorial, utilizamos softwares antiplágio, e publicações que tiverem más práticas ou se valerem de plágio, serão arquivadas e/ou negadas.

A RCI integra o Núcleo de Pesquisas da Unaerp Guarujá e tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee. 

Fontes de indexação

Os artigos publicados na Revista Científica Integrada (RCI) são indexados ou resumidos por:

  • Crossref
  • Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades (LatinRev)
  • Figshare
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ)