MUDANÇA CULTURAL DO CONSUMO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: REFLEXOS NO DIREITO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Magali Rodrigues Souza Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas -FMU
  • Osmar Fernando Barreto Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas -FMU

Resumo

A internet alterou importantemente a maneira como muitas pessoas trabalham, se divertem, se comunicam e, principalmente, consomem. Essas mudanças aconteceram, preponderantemente, em razão do desenvolvimento da tecnologia da informação e da destinação que os criadores e seus usuários lhe atribuíram. Assim, criou-se uma cultura relacionada à internet que, por sua vez, contribuiu para o estabelecimento da sociedade da informação. As aludidas mudanças também refletiram no Direito, que tem a intenção de servir de instrumento regulatório para as relações decorrentes da convivência em sociedade. Tanto assim, que uma de suas fontes deriva dos usos e costumes, pois uma de suas funções primordiais é acompanhar as mudanças culturais das sociedades, de forma que o ordenamento jurídico possa resguardar os direitos dos cidadãos. Assim, o objetivo do artigo é estudar a mudança cultural do consumo na internet e sua relação com o Direito do Consumidor. O método utilizado consiste no estudo de artigos acadêmicos, legislações, pesquisa realizada na internet sobre notícias e sites relacionados, e em especial pela análise da doutrina sobre o assunto. Ao termino do estudo conclui-se ser patente que boa parte da população mundial remodelou a maneira de realizar suas compras, deixando de comprar em lojas físicas e passando a consumir através do comércio eletrônico (e-commerce). Portanto, a cultura da internet alterou tão profundamente as relações nas sociedades, em seus mais diversos aspectos, inclusive jurídicos, que o Direito do Consumidor deve atualizar-se para abarcar tais mudanças.

Biografia do Autor

Magali Rodrigues Souza, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas -FMU

Mestranda em Direito da Sociedade da Informação no Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas -FMU de São Paulo; Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (MBA); Graduada em Direito e Administração; Advogada; Perita em cálculo judiciais- Analista-Serpro -MF.

Osmar Fernando Barreto, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas -FMU

Mestrando em Direito da Sociedade da Informação no Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU de São Paulo; Bolsista/Pesquisador CAPES; Especialista em Direito Privado Pela Escola Paulista da Magistratura – EPM; Advogado; Professor de Direito do Trabalho na Universidade Guarulhos - UNG

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Publicado

2018-01-17

Como Citar

Souza, M. R., & Barreto, O. F. (2018). MUDANÇA CULTURAL DO CONSUMO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: REFLEXOS NO DIREITO DO CONSUMIDOR. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (5). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1003