REFLEXOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 FRENTE A IMIGRAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Jean Louis Makewitz Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo.

Resumo

A imigração tem se intensificado na contemporaneidade, fazendo com que pessoas se desloquem de seus lugares originais para outros territórios, colocando-os em situação de vulnerabilidade social e econômica. A partir de uma análise hipotética dedutiva e de análise bibliográfica, a pesquisa perpassa pelo seguinte questionamento: Por que os imigrantes haitianos e senegaleses, na atualidade brasileira, sofrem tanta discriminação social e, quais os aportes jurídicos que o Brasil tem desenvolvido neste aspecto? A Lei de Migração brasileira representa um grande avanço para os estrangeiros e imigrantes, porém, não abrange todos estrangeiros, regulando suas condições de permanência no País ou dando condições de equidade com os nativos. As circunstâncias de equidade ainda não são realidade para nativos e estão longe de alcançar os migrantes. Além disso, persiste a discriminação racial considerada um problema enraizado na cultura brasileira, prejudicando tanto nacionais quanto imigrantes que tentam alcançar os direitos fundamentais assegurados pela própria Constituição Brasileira. Não se pode negar direitos básicos a qualquer cidadão do mundo que adentre em Território Brasileiro, seja por questões raciais, de gênero ou por demandas migratórias. Recomeçar a vida não pode ser considerado um privilégio, mas um direito, assim como uma garantia de todos.

Biografia do Autor

Jean Louis Makewitz, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo.

Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) "Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas", vinculado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado e Doutorado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Makewitz, J. L. (2018). REFLEXOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 FRENTE A IMIGRAÇÃO NO BRASIL. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1270

Edição

Seção

Constituição Cidadã: Carta de Resistência e Navegação das Diferenças