IDENTIDADE(S) E DIVERSIDADE CULTURAL: A LUTA PELO RECONHECIMENTO NUMA SOCIEDADE MULTICULTURAL

Autores

  • Gustavo Wohlfahrt Bohnenberger Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO - CEULJI/ULBRA
  • Jonathan Dalla Rosa Melo Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS

Resumo

Ao abordar a presente temática, é necessário traçar uma trajetória sobre as quais serão evidenciadas o caminho para o desenvolvimento da presente análise do estudo. O primeiro momento estudado é a questão das ponderações sobre o conceito de Identidade ao longo da histórica, onde que seus principais argumentos fazem referências culturais, que estão difusas no(s) grupo(s) sociais, aos quais os sujeitos estão inseridos. A identidade está em constante transformação na sociedade. No segundo momento é realizado uma descrição do conceito de Direitos culturais, as questões dos paradigmas e suas rupturas sobre a diversidade cultural. Evidencia-se a necessidade da efetivação de direitos culturais como forma de entender o contexto histórico na atualidade como sendo estruturante das relações sociais de uma sociedade multicultural. Aborda-se de maneira dinâmica a temática para uma compreensão diferenciada, a qual é fundamental para a relevância da análise do estudo, já que o objetivo fundamental é contextualizar os conceitos de Identidades e Diversidades culturais, perfazendo um caminho no qual optou-se pelas lutas por reconhecimentos numa sociedade contemporânea diante da relação existente com as diferenças culturais existentes.Tem-se como foco descritivo as relações sociais em uma sociedade multicultural, as quais impõem-se a reflexão, no momento em que se percebe a cada dia a necessidade de pensar em novas formas de interpretar as problemáticas existentes nas Identidades e diferenças, nas diversidades culturais, nas relações cotidianas e nos fundamentos constitucionais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e o caminho metodológico fundamentalmente é analítico.

Biografia do Autor

Gustavo Wohlfahrt Bohnenberger, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/RO - CEULJI/ULBRA

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS. Professor do curso de Direito do CEULJI/ULBRA – Ji-Paraná/RO.

Jonathan Dalla Rosa Melo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS. Advogado inscrito na OAB/RS sob o n° 101271; Técnico em Agropecuária inscrito no CREA/RS sob o n° 174500; Radialista: Locutor-apresentador-animador com registro no MTPS sob o n° 0015290/RS; Aluno do Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Filosofia na Contemporaneidade – Nível de Especialização pelo Instituto Missioneiro de Teologia/IMT-URI, Campus de Santo Ângelo/RS; Aluno do Programa Agricultura de Precisão, SENAR/RS; e Agricultor no Lajeado das Pombas-Santo Ângelo/RS.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Bohnenberger, G. W., & Melo, J. D. R. (2018). IDENTIDADE(S) E DIVERSIDADE CULTURAL: A LUTA PELO RECONHECIMENTO NUMA SOCIEDADE MULTICULTURAL. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (6). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1286

Edição

Seção

Constituição Cidadã: Carta de Resistência e Navegação das Diferenças