BREVES APONTAMENTOS SOBRE O PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO E O ORÇAMENTO SECRETO SOB A PERSPECTIVA DA OBRA DE ROBERTO GARGARELLA, CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO (1810-2010). A CASA DAS MÁQUINAS DA CONSTITUIÇÃO

Autores

Resumo

O trabalho se orienta a partir de uma metodologia dedutiva, com finalidade inicialmente básica e desígnios descritivos, somada a uma abordagem qualitativa e adoção de procedimentos bibliográficos. Buscou-se a compreensão da obra de Roberto Gargarella. Constitucionalismo Latino-Americano (1810-2010). A Casa das Máquinas da Constituição. Em seguida, analisou-se a realidade brasileira, sobretudo, após a Constituição de 1988, elencando o aspecto da formação de um presidencialismo de coalizão que se destaca após a promulgação dessa Lei Maior, momento no qual também se fortalece um período de redemocratização. É a partir desse espectro que se desenha as bases para o que é a realidade política do Brasil hoje, marcada por um forte presidencialismo de coalizão, onde os cidadãos estão afastados das mais importantes decisões do país. Um dos exemplos mais tangíveis dessa percepção está justamente no chamado “Orçamento Secreto”, que também será objeto de análise a partir da obra do autor. Por fim, o trabalho busca refletir como a estrutura de pensamento de Roberto Gargarella se reflete na realidade brasileira, buscando responder se a sociedade alcançou a Sala das Máquinas, como propõe o autor em um Constitucionalismo democrático.

 

Biografia do Autor

Mariana Delgado Britez Rigacci, UNESP

Mestranda em Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade  Estadual Paulista (UNESP) sob orientação do Prof. Dr. Fernando Andrade Fernandes. Membra do Grupo de estudos Direito e Corrupção. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Cidadania e Acesso à justiça. Graduada em Direito pela UNESP. E-mail: m.rigacci@unesp.br.

Thales Braghini Leão , UNESP

Professor de Pós-Graduação lato-sensu e cursos preparatórios para concursos. Doutorando em Direito Penal e Direitos Humanos pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (FCHS/UNESP)". Mestre (2019-2021), pós-graduado (2010-2011) e graduado (2005-2009) em direito pela UNESP. Autor do livro "Tráfico de pessoas e escravidão moderna: entre a tutela penal de direitos humanos e a proteção da ordem econômica", publicado em 2022 pela Editora Lumen Juris. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica, com fomento da FAPESP. Juiz Federal Substituto no Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Daniella De Almeida Teixeira , UNESP

Doutoranda em Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual Paulista (UNESP) sob orientação da Profa. Dra. Patricia Borba Marquetto e Mestra em Direito pelo mesmo Programa sob orientação do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Abreu Boucault. Especialista em Direito Público, em Direito Tributário, em Direito Constitucional e em Direito Notarial. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC). E-mail: daniella.teixeira@unesp.br.

Downloads

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Delgado Britez Rigacci, M., Braghini Leão , T. ., & De Almeida Teixeira, D. . (2024). BREVES APONTAMENTOS SOBRE O PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO E O ORÇAMENTO SECRETO SOB A PERSPECTIVA DA OBRA DE ROBERTO GARGARELLA, CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO (1810-2010). A CASA DAS MÁQUINAS DA CONSTITUIÇÃO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 11(11), 337–356. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3149

Edição

Seção

Cidadania e estado democrático de direito