O DIREITO A INFORMAÇÃO, A MÍDIA E A INTERNET

Autores

  • Wallace Leite Nogueira Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Matheus Fernando de Arruda Silva Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Resumo

O direito a informação está previsto na legislação interna e uma das formas de materializá-lo é por meio da mídia. Para gerar efeitos na opinião pública e ser juridicamente relevante a informação precisa ser completa, verdadeira, atual e transparente. Portanto, é necessária cautela em relação às informações veiculadas em massa pelos grandes grupos midiáticos, pois nem sempre guardam o compromisso de retratarem a realidade. A internet, através de diversas ferramentas, colocou a prova a credibilidade dos grandes grupos midiáticos pois, além da velocidade da informação, passa a atuar um novo ator: o consumidor da informação, o qual passou a ser produtor, distribuidor e receptor.

Palavras-chaves: Direito a informação, Mídia, Internet, Democracia.

Biografia do Autor

Wallace Leite Nogueira, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Bacharel em Direito (FMU, 1994 e mestrando pela UNIMEP). Advogado e sócio do Escritório de Direito Empresarial Nogueira e Nogueira Sociedade de Advogados.

Downloads

Publicado

2016-03-12

Como Citar

Nogueira, W. L., & Silva, M. F. de A. (2016). O DIREITO A INFORMAÇÃO, A MÍDIA E A INTERNET. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (3), 305–311. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/531