(DES) PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NO CONTEXTO DE REFORMA DO ESTADO

Autores

  • Ana Cléa Lopes Magalhães Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Inez Sampaio Nery Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumo

Objetiva-se analisar a relação entre os principais impactos da reforma do Estado na proteção à criança e ao adolescente. Para tanto, discute-se acerca do desmantelamento dos direitos e políticas sociais no Brasil sob a justificativa de reforma do Estado e de como esta reforma impacta na proteção social ao referido segmento. Desse modo, no desenvolvimento desta revisão bibliográfica, foram abordadas outras categorias relevantes para a compreensão desse processo, destacando-se: neoliberalismo, crise fiscal, descentralização, fundo público e Sistema de Garantia de Direitos. A construção deste texto possibilitou compreender que o caminho trilhado até o novo paradigma, a Doutrina da Proteção Integral, que se concretizou no período de reabertura democrática no final dos anos de 1980, ainda não conseguiu sua total efetivação, pois o reconhecimento de direitos de criança e adolescente perpassa o déficit de financiamento das políticas sociais básicas que indicam contradições nesses avanços.

Palavras-chave: Reforma. Estado. Proteção Social. Criança. Adolescente.

Biografia do Autor

Ana Cléa Lopes Magalhães, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Assistente Social, mestranda do programa de pós-graduação em políticas públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Inez Sampaio Nery, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora  associada da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Ana Nery. Professora dos programas de pós-graduação em enfermagem e políticas públicas da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

Lopes Magalhães, A. C., & Nery, I. S. (2017). (DES) PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NO CONTEXTO DE REFORMA DO ESTADO. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (4). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/711

Edição

Seção

Direitos sociais e políticas públicas