A RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA NOS CRIMES AMBIENTAIS E OS REFLEXOS NA COLETIVIDADE

Autores

  • Caio Eduardo Smanio Quinteiro UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
  • Paulo Francisvitor Smanio Quinteiro

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo o estudo sobre a responsabilidade penal da pessoa jurídica nos crimes ambientais, bem como demonstrar os dispositivos existentes na legislação que passam a responsabilizar a pessoa jurídica diante de crimes ambientais. Referido trabalho irá demonstrar a importância que o homem com o passar dos tempos explorava o meio ambiente sem qualquer critério e sem se preocupar com as futuras gerações.  Diante da situação atual em que há uma preocupação global o ordenamento pátrio possui previsões de tutelar o meio ambiente uma vez que sua degradação prejudica a todos indistintamente por se tratar de um direito difuso.  Será exposto a questão da responsabilidade penal da pessoa jurídica nos casos de crimes ambientais, baseado na Constituição Federal, na lei 9605/98, bem como os princípios ambientais a luz da Carta Magna, apontando-se entendimento contrários e favoráveis além da penas aplicáveis para os que sustentam a existência da responsabilidade . Por fim, será abordado a questão de identificação da pessoa física no reconhecimento de crime ambiental cometido pela pessoa jurídica.

Biografia do Autor

Caio Eduardo Smanio Quinteiro, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania pela UNAERP, Especialista em Direito Processual pela PUC-MG, Advogado graduado pela PUC-MG.

Paulo Francisvitor Smanio Quinteiro

Especialista em Direito Público e Privado pela UNIFEOB, Advogado graduado pela PUC-MG.

Downloads

Publicado

2017-03-04

Como Citar

Smanio Quinteiro, C. E., & Smanio Quinteiro, P. F. (2017). A RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA NOS CRIMES AMBIENTAIS E OS REFLEXOS NA COLETIVIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (4). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/745