FORMAS DE VIDA DO FEMININO NO CINEMA BRASILEIRO
Palavras-chave:
Cinema brasileiro, formas de vida, feminino.Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar as formas de vida do feminino retratadas no cinema brasileiro, por meio da análise de um filme do século XXI no qual a mulher tem aparição de destaque. A diferença de gêneros, que sempre foi retratada em muitas produções cinematográficas, ganhou evidência na contemporaneidade e vem sendo tema de muitas pesquisas e produções culturais que, ora abordam sobre questões relacionadas à inclusão, ora relacionadas aos papéis sociais das mulheres, conforme nos revela o artigo “Representações sobre a mulher no cinema brasileiro contemporâneo”, de Tiago de Almeida Moreira (2015). A questão que direcionou a pesquisa foi: será que as produções contemporâneas ainda mantêm os estereótipos femininos tradicionais de formas de vida da submissão, de objeto sexual, da fragilidade ou apresentam formas de vida que quebram esses rótulos? A fim de responder essa questão, este artigo propõe-se analisar o filme Operações Especiais (2015), de Tomás Portella, cuja protagonista é uma mulher, papel representado por Cléo Pires. O longa-metragem foi escolhido porque trata do acolhimento feminino em uma das profissões mais requisitadas ao sexo oposto: a de policial, e por isso, em princípio, representaria uma ruptura com os papéis estereotipados. Parte-se do pressuposto de que as produções cinematográficas exercem uma importante influência nas formas de vida das sociedades e, portanto, a identificação dessas formas é relevante para verificar as identidades que as mídias de massa apresentam aos consumidores.Este trabalho tem como objetivo identificar as formas de vida do feminino retratadas no cinema brasileiro, por meio da análise de um filme do século XXI no qual a mulher tem aparição de destaque. A diferença de gêneros, que sempre foi retratada em muitas produções cinematográficas, ganhou evidência na contemporaneidade e vem sendo tema de muitas pesquisas e produções culturais que, ora abordam sobre questões relacionadas à inclusão, ora relacionadas aos papéis sociais das mulheres, conforme nos revela o artigo “Representações sobre a mulher no cinema brasileiro contemporâneo”, de Tiago de Almeida Moreira (2015). A questão que direcionou a pesquisa foi: será que as produções contemporâneas ainda mantêm os estereótipos femininos tradicionais de formas de vida da submissão, de objeto sexual, da fragilidade ou apresentam formas de vida que quebram esses rótulos? A fim de responder essa questão, este artigo propõe-se analisar o filme Operações Especiais (2015), de Tomás Portella, cuja protagonista é uma mulher, papel representado por Cléo Pires. O longa-metragem foi escolhido porque trata do acolhimento feminino em uma das profissões mais requisitadas ao sexo oposto: a de policial, e por isso, em princípio, representaria uma ruptura com os papéis estereotipados. Parte-se do pressuposto de que as produções cinematográficas exercem uma importante influência nas formas de vida das sociedades e, portanto, a identificação dessas formas é relevante para verificar as identidades que as mídias de massa apresentam aos consumidores.Downloads
Publicado
2019-01-18
Como Citar
Câmara, N. S., Oliveira, M., & Nazar, R. (2019). FORMAS DE VIDA DO FEMININO NO CINEMA BRASILEIRO. In Revista | ISSN: 1980-6418, 9(9), 32–44. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1376
Edição
Seção
Artigos