Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaçamento de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    IMPORTANTE: O arquivo usa a formatação conforme o template a seguir. Template: modelo de formatação

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Todos os trabalhos enviados deverão obedecer às seguintes normas:

- Digitados em Word, com a página configurada com margens de 3 cm e tamanho A4 (não serão aceitos arquivos em PDF);

- Fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento 1,5;

- As imagens deverão ser mandadas em formato JPEG com resolução mínima de 150 dpi;

- Os títulos deverão estar em negrito e digitados em Times New Roman, corpo 12, caixa alta; os subtítulos deverão estar em negrito, Times New Roman, corpo 12, caixa baixa.

- O nome do autor virá alinhado à direita, em Times New Roman, corpo 12, seguido de um breve currículo em formato de nota de rodapé em Times New Roman, número 10;

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Os trabalhos também deverão observar as normas relativas às seções em que se enquadram.

- Artigos e ensaios: nesta seção, serão compreendidos os textos escritos em forma de relatos de pesquisa, análises acadêmicas e reflexões sobre o campo da comunicação social. Os artigos deverão ter de 10 a 20 páginas. Os trabalhos deverão ser iniciados por resumo em português (inglês opcional), digitado em corpo 12, contendo de 05 a 10 linhas e de três a cinco palavras chaves, com espaçamento simples.
(Arquivo modelo para configuração: clique aqui)
Ver, também, as regras para citação postas abaixo.

- Resenhas: aqui serão compreendidas as análises críticas de livros e teses recentes do campo da comunicação e da informação. Elas deverão ter de 03 a 07 páginas (ou 7 mil a 16 mil caracteres).

- Entrevistas: aqui serão compreendidas entrevistas com pensadores, especialialistas e cientistas que se circunscrevem no grande campo da comunicação e da informação. Elas deverão ter de 03 a 07 páginas (ou 7 mil a 16 mil caracteres).

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AS REGRAS PARA CITAÇÃO SÃO AS SEGUINTES:

- As citações no interior do texto com até 3 linhas deverão ser colocadas entre aspas com corpo normal. Ao final da citação, deverão ser indicadas entre parênteses o sobrenome do autor em caixa alta, o ano da publicação e a página correspondente da citação. Exemplo: (SOUZA, 2002, p. 15);

- As citações com mais de três linhas deverão ser deslocadas 4 cm da margem esquerda e ser digitadas em corpo 10, espaçamento simples, sem aspas e obedecer também à citação no formato (SOUZA, 2002, p. 15), como no caso acima;

- As notas de rodapé devem ser utilizadas somente para comentários pertinentes ao desenvolvimento do texto. As indicações bibliográficas do texto serão colocadas no final do texto, em um tópico reservado especialmente para elas;

AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SERÃO COLOCADAS NO FINAL DO ARTIGO, EM CORPO 12, SEGUINDO OS EXEMPLOS A SEGUIR:

- Livros (Título do livro em negrito):

Exemplo: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

- Capítulos de livros (Título do livro em negrito):

Exemplo: ALVES, Soraya. Os problemas da comunicação digital. In: SOUZA, Agemiro (Org.). Estudos e preceitos da comunicação. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

- Artigos em periódicos (Nome do periódico em negrito):

Exemplo: LORAINE, Francisca. Teoria da imprensa diária. Revistas de estudos na imprensa, Rio de Janeiro, v. 1, n 15, p. 15-38, jun. 2007.

- Textos da Internet (Nome do site em negrito):

Exemplo: SILVA, Márcia. Novas questões de arte. Disponível em: <http://novasquestões.com.br/marciasilva>. Acesso em: 03 dez. 2014.

OS AUTORES DEVERÃO CUMPRIR RIGOROSAMENTE AS REGRAS POSTAS ACIMA, SOB A PENA DE TEREM SEUS TEXTOS RECUSADOS.

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As informações publicadas nos textos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

As regras para citação são as seguintes:

- As citações no interior do texto com até 3 linhas deverão ser colocadas entre aspas com corpo normal. Ao final da citação, deverão ser indicadas entre parênteses o sobrenome do autor em caixa alta, o ano da publicação e a página correspondente da citação. Exemplo: (SOUZA, 2002, p. 15);

- As citações com mais de três linhas deverão ser deslocadas 4 cm da margem esquerda e ser digitadas em corpo 10, espaçamento simples, sem aspas e obedecer também à citação no formato (SOUZA, 2002, p. 15), como no caso acima;

- As notas de rodapé devem ser utilizadas somente para comentários pertinentes ao desenvolvimento do texto. As indicações bibliográficas do texto serão colocadas no final do texto, em um tópico reservado especialmente para elas;.

- As referências bibliográficas serão colocadas no final do artigo, em corpo 12, seguindo os exemplos a seguir:

- Livros (Título do livro em negrito):

Exemplo: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

- Capítulos de livros (Título do livro em negrito):

Exemplo: ALVES, Soraya. Os problemas da comunicação digital. In: SOUZA, Agemiro (Org.). Estudos e preceitos da comunicação. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

- Artigos em periódicos (Nome do periódico em negrito):

Exemplo: LORAINE, Francisca. Teoria da imprensa diária. Revistas de estudos na imprensa, Rio de Janeiro, v. 1, n 15, p. 15-38, jun.2007.

- Textos da Internet (Nome do site em negrito):

Exemplo: SILVA, Márcia. Novas questões de arte. Disponível em: <http://novasquestões.com.br/marciasilva>. Acesso em: 03 dez. 2014.

Os autores deverão cumprir rigorosamente as regras postas acima, sob a pena de terem seus textos recusados.

Artigos

O foco da IN Revista é publicar artigos pertinentes à grande área da comunicação (conforme definição CAPES): teoria da comunicação; tecnologias da comunicação; jornalismo e editoração; teoria e ética do jornalismo; organização editorial de jornais; organização comercial de jornais; jornalismo especializado; rádio, televisão e cinema; relações públicas; publicidade e propaganda; comunicação e programação visual; desenho de produto; comunicação e arte; áreas afins que toquem diretamente a temática da comunicação.

São aceitos os textos apresentados em congressos, simpósios e seminários, desde que publicados apenas como resumos em anais. Neste caso, os textos para a publicação na IN Revista deverão ser submetidos em forma de artigos completos, inéditos, e devem estar de acordo com as normas de publicação.

Extensão: 10 a 20 páginas.

Ensaio

O ensaio é um texto de caráter crítico sobre certo debate ou questão de ordem científica. Nesse sentido, o ensaio é discursivo, no sentido de mostrar o posicionamento e as reflexões do autor a respeito do ponto sob consideração. Sua extensão vai de 8 a 15 páginas.

Resenha

Resenha crítica é um tipo de resumo informativo, crítico e interpretativo sobre determinada obra, seja ela literária, cinematográfica, musical etc. Sua extensão deve ser de 5 a 10 páginas.

Entrevista

Entrevistas com especialistas de cunho acadêmico são aceitas. Devem estar alinhadas ao escopo editorial da IN Revista. Sua extensão é de 5 a 10 páginas.

Relato de experiência

Descrição de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar a introdução, método, resultados da experiência e conclusão. Sua extensão deve ter entre 8 e 15 páginas, incluindo resumo, tabelas e figuras (excluindo as referências).

Dossiê

Os Dossiês devem conter artigos sobre temas atuais e que contribuam para o debate epistemológico e político na área, devendo ser coordenados por profissional ou profissionais de reconhecida competência sobre a temática proposta para a seção, a qual deverá ser submetida para apreciação da editoria de dossiês e também pela coordenação editorial.

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