A IMPORTÂNCIA DO ENDORMARKETING PARA EMPRESAS
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo verificar se as ações de endomarketing são efetivas, e tento o intuito de influenciar novos investidores na implantação deste método em seus empreendimentos. Como objeto de estudo, analisamos a empresa Alliage e sua trajetória de comunicação entre empresa e funcionário, por meio de uma entrevista em profundidade realizada junto ao RH e outra pesquisa quantitativa respondida por seus colaboradores, foi verificado se a ações realizadas pela companhia surtiram efeitos notáveis entre seus colaboradores, e se com essas ações eles conseguiram diminuir o turnover. A pesquisa foi realizada e informou que as ações de marketing interno são realmente em prol do benefício do funcionário, e os 85 colabores que participaram da pesquisa se sentem satisfeitos com os projetos realizados, e pretendem manter-se na empresa por mais de 10 anos, podendo verificar também que as mesmas ações ajudam a diminuir a rotação de funcionários. A pesquisa bibliográfica já realizada mostrou como as ações praticadas por outras empresas resultaram em dados positivos. O resultado final desta pesquisa é de extrema importância para diversas empresas de pequeno e médio porte, pois apresentam resultados para que o endomarketing não seja só incentivado por grandes empresas e gere mais conteúdo sobre um assunto em ascensão.