A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRIVACIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: DA VIGILÂNCIA À AUTOEXPOSIÇÃO
Resumo
O crescimento do uso da Internet vem produzindo mudanças na forma com que as pessoas se relacionam. Para Jaron Lanier (2010; 2018), com o progresso de algoritmos de coleta e gestão de informações, os próprios usuários passaram a ter seus hábitos vigiados por sistemas que visam a otimizar a relação do usuário com os produtos divulgados e vendidos nesses espaços. A própria circulação da informação passa a ser administrada por algoritmos que visam à venda de produtos, e é dessa forma que os hábitos dos usuários passam a ser moldados pelo que se chama Máquina Bummer. Para discutir tais efeitos, os conceitos propostos por Jaron Lanier (2010; 2018) serão analisados à luz dos pressupostos teóricos oferecidos por Zygmunt Bauman (2014), que apresenta a ideia de pós-panóptico, que diz respeito a uma inversão de valores que agora entende o anonimato como punição, e a autoexposição à vigilância como prêmio a ser alcançado a qualquer custo. O objetivo com este estudo é analisar a relação entre a privacidade e a autoexposição no mundo moderno, a partir de uma abordagem qualitativa baseada em um grupo focal. Os dados obtidos revelam que grande parte dos universitários entrevistados admitem concordar com a autoexposição na internet e que empresas midiáticas se aproveitam da coleta de dados informal, tornando a comunicação mais assertiva e persuasiva aos consumidores.