A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRIVACIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: DA VIGILÂNCIA À AUTOEXPOSIÇÃO

Autores

Resumo

O crescimento do uso da Internet vem produzindo mudanças na forma com que as pessoas se relacionam. Para Jaron Lanier (2010; 2018), com o progresso de algoritmos de coleta e gestão de informações, os próprios usuários passaram a ter seus hábitos vigiados por sistemas que visam a otimizar a relação do usuário com os produtos divulgados e vendidos nesses espaços. A própria circulação da informação passa a ser administrada por algoritmos que visam à venda de produtos, e é dessa forma que os hábitos dos usuários passam a ser moldados pelo que se chama Máquina Bummer. Para discutir tais efeitos, os conceitos propostos por Jaron Lanier (2010; 2018) serão analisados à luz dos pressupostos teóricos oferecidos por Zygmunt Bauman (2014), que apresenta a ideia de pós-panóptico, que diz respeito a uma inversão de valores que agora entende o anonimato como punição, e a autoexposição à vigilância como prêmio a ser alcançado a qualquer custo. O objetivo com este estudo é analisar a relação entre a privacidade e a autoexposição no mundo moderno, a partir de uma abordagem qualitativa baseada em um grupo focal. Os dados obtidos revelam que grande parte dos universitários entrevistados admitem concordar com a autoexposição na internet e que empresas midiáticas se aproveitam da coleta de dados informal, tornando a comunicação mais assertiva e persuasiva aos consumidores.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves, USP/UNAERP

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP (USP). Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Bacharela em Biblioteconomia, Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP (USP). Desde 2015 integra o Grupo de Pesquisa "Discurso e memória: nos movimentos do sujeito" (GEDISME), vinculado a USP e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente é pesquisadora do Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos (E-L@DIS) na FFCLRP (USP) e trabalha com suporte às disciplinas e cursos a distância da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Evandro Oliveira

Estudante de Graduação 6º. semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da UNAERP

Marilia Toffoli

Estudante de Graduação 6º. semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da UNAERP

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Prandi-Gonçalves, M. B. R., Oliveira, E., & Toffoli, M. (2020). A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRIVACIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: DA VIGILÂNCIA À AUTOEXPOSIÇÃO. In Revista | ISSN: 1980-6418, 12, 33–49. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1837