CONAR: PROCESSOS DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA, SUA APLICAÇÃO NA REALIDADE REGIONAL ATRAVÉS DE PLATAFORMA DIGITAL (PORTAL CONAR)

Autores

  • Renato Márcio Martins de Campos

Resumo

A forte presença da comunicação e suas tecnologias na sociedade atual demonstra a necessidade de apreender o processo de inserção da produção publicitária enquanto fator gerador de uma Economia Política das Comunicações. Na análise do conceito supracitado proposto por Venício Lima (2001), verifica-se que o referido autor resgata aspectos críticos advindos da própria evolução histórica da implantação dos meios de comunicação de massa no Brasil, sobretudo do processo de radiodifusão. Este artigo propõe a verificação da empregabilidade do conceito de Economia Política da Comunicação através de revisão conceitual, tal como foi apresentado no próprio livro de Venício Lima. Bem como o levantamento dos exemplos dos processos acatados pelo CONAR, neste caso focados em campanhas publicitárias locais ou regionais sob o viés da legislação da comunicação, da ética e da autorregulamentação publicitária. Para verificação da empregabilidade do conceito de Economia Política da Comunicação, propõe-se uma revisão bibliográfica para estudo e aprofundamento da realidade de tal conceito e a análise dos processos no Conar que demonstrem a aplicação e empregabilidade do mesmo em âmbito regional.

Biografia do Autor

Renato Márcio Martins de Campos

Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2003). Especialista em Teoria e Técnica da Comunicação Social pela Cásper Líbero (1998). Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes (1996). Atualmente é professor titular da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Atua como docente e pesquisador na área de Comunicação com ênfase nos seguintes temas: Marketing, Teoria da Comunicação e Cinema Brasileiro. Coordena o Centro de Informação em Comunicação (CIC) que desenvolve pesquisas institucionais e de mercado.

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Campos, R. M. M. de. (2022). CONAR: PROCESSOS DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA, SUA APLICAÇÃO NA REALIDADE REGIONAL ATRAVÉS DE PLATAFORMA DIGITAL (PORTAL CONAR). In Revista | ISSN: 1980-6418, 14(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/2742