O POSITIVISMO JURÍDICO E O REGIME NACIONAL-SOCIALISTA ALEMÃO

Autores

  • Anna Christina Gris Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Luciene Dal Ri Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Resumo

O presente trabalho discute sobre a colaboração do positivismo jurídico no que se refere o surgimento de regimes autoritários no fim do século XIX até metade do século XX, especialmente no que tange ao desenvolvimento do regime Nacional-Socialista Alemão. Para isso se faz um breve apanhado da forma de organização do Estado Nacional-Social, bem como a sua forma de organização jurídica que foi estabelecida neste período, traz-se posteriormente o positivismo jurídico e as escolas antissistemáticas surgidas no período. Por fim abordam-se os argumentos das acusações feitas contra o positivismo no que se refere a sua culpa no surgimento e consolidação do regime Nacional-Socialista e suas atrocidades.

Biografia do Autor

Anna Christina Gris, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

E

Luciene Dal Ri, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

É Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), possuindo Mestrado em Direito Romano pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2004) e em Estudos Medievais pela Pontificia Università Antonianum, Roma (2006) e Doutorado em Direito civil-romanístico pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2009). Atualmente é professora no curso de graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pesquisadora da Fondazione Cassamarca, Itália. Tem experiência na área de Direito Constitucional e de Teoria Geral do Direito, com ênfase em Direito Romano e História do Direito

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. XV Ed. São Paulo: Editora Companhia das letras, 2013.

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. I Edição. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2012.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: Os Conceitos Fundamentais e a Construção do Novo Modelo. 5º Edição, São Paulo: Saraiva, 2015.

BOBBIO, Noberto. O Positivismo Jurídico: Lições sobre Filosofia do Direito. I Edição, São Paulo: Icone Editora, 2006.

HESPANA, António Manuel. Cultura Jurídica Europeia: síntese de um milênio. Edição, Florianópolis: Editora Fundação Boiteux, 2005.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. VI Edição, São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.

LOSANO, Mário G. Sistema e Estrutura do Direito, volume 2: o Século XX. I Edição, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

PASOLD, Cesar Luiz. Prática da Pesquisa jurídica e Metodologia da pesquisa jurídica. 10 ed. Florianópolis: OAB-SC editora, 2007.

ZAGREBELZKY, Gustav. El derecho dúctil. Ley, derechos, justicia. X Edição. Madrid: Editorial Trotta, 2011.

WOLKMER, Antonio Carlos. Síntese de uma História das Ideias Jurídica: da Antiguidade Clássica à Modernidade. I Edição, Florianópolis: Editora Fundação Boiteux, 2006.

Downloads

Publicado

2017-02-07

Como Citar

Gris, A. C., & Dal Ri, L. (2017). O POSITIVISMO JURÍDICO E O REGIME NACIONAL-SOCIALISTA ALEMÃO. REVISTA PARADIGMA, 25(2). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/119-133

Edição

Seção

Artigos