A construção da Usina de Itaipu e o surgimento de atores contra-hegemônicos

Autores

  • Ener Vaneski Filho Universidade Estadual Paulista, UNESP

Resumo

Este texto situa-se no tempo cronológico da criação da usina hidrelétrica de Itaipu na divisa entre Brasil e Paraguai. A criação da usina afetou um número significativo de famílias de ambos os lados, sendo que essas famílias vendo-se expropriadas das terras de onde tiravam sua reprodução, organizam-se em movimentos. No primeiro momento houve uma influência da Igreja nesta organização. Depois com a formação de um movimento regional e finalmente com a junção de outros movimentos regionais será formado o que hoje é o movimento camponês de maior longevidade no Brasil, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O surgimento desses sujeitos contra hegemônicos e sua organização diante de uma ameaça é o objetivo deste artigo.

Biografia do Autor

Ener Vaneski Filho, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Mestrando em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe da UNESP

Referências

AMADO, J. Entrevista ao Jornal Zero Hora. 6 jan. 1985. Jornal Zero Hora, Porto Alegre – RS, 1985.

ARAÚJO, Frederico Guilherme Bandeira. Modernização e conflito no Brasil contemporâneo. In: Anais do IV Encontro Nacional da ANPUR, Porto Alegre, v. 4, 1991.

BRUM, J. A. O desenvolvimento econômico do Brasileiro. São Paulo: Editora Vozes, 1982.

CATANI, Afrânio Mendes. O que é capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FABRINI, J. E. Campesinato e agronegócio na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. In: Boletim do NERA, Presidente Prudente, 2013.

HABERT, N. A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 1996.

O NEGÓCIO do século. Isto é, São Paulo, 1982.

MAZZAROLLO, Juvêncio. A taipa da injustiça: esbanjamento econômico, drama social e holocausto ecológico em Itaipu. Curitiba; São Paulo: CPT: Loyola, c2003.

MST. 25 anos do Movimento Sem Terra. 2009. Disponível em: <http://www.mst.org.br/node/7702>. Acesso em: 20 out. 2013.

SERRA, Elpídio. Processos de ocupação e a luta pela terra agrícola no Paraná. 1991. 202 f. Tese (Doutorado em Geografia) - UNESP, Rio Claro, 1991.

SOUZA, Maria Antônia de. Movimentos sociais e sociedade civil. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

TUAN, Y-FU. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

UNTURA, Marcos Neto. Ideologia da segurança nacional no Brasil durante a ditadura militar: uma análise a partir da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal dos anos de 1968 e 1969. São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.sbdp.org.br/ver_monografia.php?idMono=17>. Acesso em: 20 jan. 2014.

Downloads

Publicado

2014-03-06

Como Citar

Vaneski Filho, E. (2014). A construção da Usina de Itaipu e o surgimento de atores contra-hegemônicos. Revista Paradigma, (21). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/207

Edição

Seção

Artigos