A EFETIVIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS UMA ANÁLISE ENTRE A RESERVA DO POSSÍVEL E O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Autores

  • Sonia Oliveira Santos Baccarini UNIPAC
  • Waidd Francis Oliveira UNIPAC

Resumo

Este artigo pretende fazer uma breve análise sobre a dificuldade da efetividade dos direitos sociais diante da cláusula da reserva do possível. Objetiva, ainda, discutir e apontar uma possível solução teórica do problema o envolvimento da participação popular na discussão da alocação orçamentária por meio do mecanismo do orçamento participativo no âmbito federal.

Biografia do Autor

Sonia Oliveira Santos Baccarini, UNIPAC

Graduada em Ciências Econômicas pela UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). Bacharel em Direito pela UNIPAC (Universidade Presidente Antonio Carlos);pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro; pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro de Estudos CESA (Centro de Estudos Superiores Aprendiz) e pós-graduada em Direito Processual pelo Instituto de Educação Continuada da PUC/MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).Mestranda pela UNIPAC de Juiz de Fora. Professora da Fundação Presidente Antônio Carlos e do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo Almeida Neves em São João del-Rei. Advogada em São João del-Rei/MG

Waidd Francis Oliveira, UNIPAC

Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL. Pós-graduado em Filosofia. Mestrando em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Juiz de Fora). Na área social participou da criação do Grupo União (entidade de promoção social com atuação em Conselheiro Lafaiete), Central da Solidariedade (entidade de promoção social com atuação em Conselheiro Lafaiete), foi Delegado na 1ª Conferência estadual dos direitos da criança e do adolescente do Estado de Minas Gerais, conselheiro municipal dos direitos da criança e do adolescente, conselheiro municipal de assistência social. Atualmente é professor, Coordenador do Núcleo de Extensão e Pesquisa  (NEP) da FDCL. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Referências

AVRITZER, Leonardo. O Orçamento Participativo e a teoria democrática: um balanço crítico. In:AVRITZER, Leonardo; NAVARRO, Zander. A Inovação Democrática no Brasil. Belo Horizonte: Cortez, 2003. p. 13-60.

BEÇAK, Rubens. Ainda a Democracia Participativa. In: Semana Jurídica da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, 15 de agosto de 2008.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 10. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

BRASIL. Lei n. 9.882 de 3 de dezembro de 1999. Dispõe sobre o processo e julgamento a arguição de descumprimento de preceito fundamental nos termos do § 1º do art. 102 da Constituição Federal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9882.htm>. Acesso em: 23 jan. 2011.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

CARVALHO, Kildare Gonçalves. Direito Constitucional. 14. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.

CHAVES, Ana Cláudia Teixeira. A Extensão do Orçamento Participativo. In:AVRITZER, Leonardo; NAVARRO, Zander. A Inovação Democrática no Brasil. Belo Horizonte: Cortez, 2003. p. 189-216.

CUNHA JÚNIOR, Dirley da. A efetividade dos direitos fundamentais sociais e a reserva do possível. In: NOVELINO, Marcelo. Leituras complementares de Direito Constitucional. 3 ed. Bahia: Podium, 2008. p. 349-395.

MAGALHÃES, José Luiz Quadros de. Curso de Direitos Fundamentais. 3 ed. São Paulo: Editora Método, 2008.

MALISKA, Marcos Augusto. O Direito a Educação e a Constituição, Porto Alegre: Fabris, 2001. p.55-60

MARQUETTI, Adalmir. Participação e redistribuição: o Orçamento Participativo em Porto Alegre. In:AVRITZER Leonardo; NAVARRO, Zander. A Inovação Democrática no Brasil. Belo Horizonte: Cortez, 2003. p. 129-156.

MENDES, Gilmar F. Os Direitos Fundamentais e seus múltiplos significados na ordem constitucional. Revista Jurídica Virtual, Brasília, n. 14, 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_67/index.htm>. Acesso em: 30 jan. 2011.

MENDES, Gilmar F.; COELHO, Inocêncio; BRANCO, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

NOGUEIRA, Octaciano. Introdução à Ciência Política. 13. ed. Brasília, Senado Federal: Unilegis, 2006.

WAMPLER, Brian. Orçamento Participativo: uma explicação para as amplas variações nos resultados. In:AVRITZER, Leonardo; NAVARRO, Zander. A Inovação Democrática no Brasil. Belo Horizonte: Cortez, 2003. p. 61-86.

Downloads

Publicado

2016-11-08

Como Citar

Santos Baccarini, S. O., & Oliveira, W. F. (2016). A EFETIVIDADE DOS DIREITOS SOCIAIS UMA ANÁLISE ENTRE A RESERVA DO POSSÍVEL E O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO. Revista Paradigma, 24(2). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/23-42

Edição

Seção

Artigos