A possibilidade de anulação dos contratos de empréstimo firmados pelo microempresário individual a partir da caracterização do superendividamento

Autores

  • Jessica Hind Costa Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente trabalho visa estudar o superendividamento do microempresário individual bem como os diversos elementos que compõem o tema. São eles: os requisitos indispensáveis à configuração como microempresário individual, os motivos que ensejam o endividamento dos mesmos, o estudo dos contratos bancários de empréstimo, e a caracterização da situação de superendividamento. Devem ser levados em consideração também a possibilidade de que o MEI seja equiparado ao consumidor nos casos em que o objeto da relação for o empréstimo de dinheiro, tendo em vista estarem presentes todos os requisitos para que possa ser feita esta “analogia”. Ademais, será tratado do tema do superedividamento, com as suas particularidades, bem como analisado o projeto de lei que aborda esta temática, meditando ainda acerca da possibilidade de que este venha a incluir os microempresários.

 

Referências

ANDRADE JÚNIOR, Milson Nunes de. Definição de "pequeno empresário" aplicável ao § 2º do art. 1.179 do código civil, em relação aos conceitos de "microempresa" e de "empresa de pequeno porte" definidos pela lei nº 9.841/99. In: Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados. 2005,

BATTELLO, Silvio Javier. A (in)justiça dos endividados brasileiros: uma análise evolutiva. In: MARQUES, Cláudia Lima; CAVALLAZZI, Rosângela Lunardelli (Coord.). Direitos do consumidor endividado: superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

BRAGA, Paula Sarno. Aplicação do devido processo legal nas relações privadas. Salvador: JusPodivm, 2008.

CARDOSO, Paulo Leonardo Vilela. O empresário de responsabilidade limitada. São Paulo: Saraiva, 2012.

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de direito comercial: direito de empresa. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

COMPARATO, Fábio Konder. Direito empresarial: estudos e pareceres. São Paulo: Saraiva, 1995.

COVAS, Silvânio. Contratos bancários. Revista Brasileira de Direito Comparado, Rio de Janeiro, n. 18, p. 163-170, jan./jun. 2000.

FAZZIO JÚNIOR, Waldo. Nova lei de falência e recuperação de empresas. São Paulo: Atlas, 2005.

______. Cartão de crédito, cheque e direito do consumidor. São Paulo: Atlas, 2011.

FONSECA, Joao Bosco Leopoldino da. Cláusulas abusivas nos contratos. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: responsabilidade civil. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

MAMEDE, Gladston, Direito empresarial brasileiro: empresa e atuação empresarial. v. 1. São Paulo: Atlas, 2004.

MARIMPIETRI, Flávia. Consumismo e superendividamento de consumidores. Teses da Faculdade baiana de Direito, Salvador, v. 4, 2012.

MARQUES, Claudia Lima; ALMEIDA, João Batista de; PFEIFFER, Roberto Augusto Castellanos. Aplicação do código de defesa do consumidor aos bancos: ADIn 2.591. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

______. Contratos no código de defesa do consumidor. São Paulo: RT, 2004.

MELLO, Sonia Maria Vieira de. O direito do consumidor na era da globalização: a descoberta da cidadania. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

MENEZES, Maurício Moreira Mendonça. Cessão e circulação de crédito no Código Civil. In: Obrigações: estudo na perspectiva civil-constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

NORONHA, Fernando. Direito das obrigações. São Paulo: Saraiva: 2003.

OLIVEIRA, Celso Marcelo de. Contratos bancários e o código de defesa do consumidor: análise da decisão do Supremo Tribunal Federal na ADIN nº 2.591. São Paulo: Lex, 2006.

RIZZARDO, Arnaldo. Contratos de crédito bancário. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

SARMENTO, Daniel. Direitos fundamentais e relações privadas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

SILVA, Luiz Vicente da Cruz e. A boa-fé objetiva na fase pré-contratual como instrumento de prevenção ao superendividamento do consumidor. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

SILVA FILHO, José Carlos Moreira. Hermenêutica filosófica e direito: o exemplo privilegiado da boa-fé objetiva no direito contratual. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2006.

Downloads

Publicado

2014-08-07

Como Citar

Costa, J. H. (2014). A possibilidade de anulação dos contratos de empréstimo firmados pelo microempresário individual a partir da caracterização do superendividamento. Revista Paradigma, (22). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/240

Edição

Seção

Artigos