O FUNDAMENTO DO DIREITO EM HEIDEGGER
Resumo
O artigo reflete sobre o Direito no horizonte ontológico-existencial do Dasein, em diálogo com a fenomenologia de Martin Heidegger.
Referências
MORAES, Cleyson de. FRAGA, Thelma Araújo Esteves (Org.) Novos Direitos: Os Paradigmas da Pós-Modernidade. Niterói: Impetus, 2004a. p.44-47.
HEIDEGGER, Martin. A Essência do Fundamento. Tradução Artur Moreira. Lisboa: Edições 70, 1988.
HEIDEGGER, Martin. Identidad y Diferencia. Tradução Helena Cortés e Arturo Leyte. Barcelona: Anthropos Editorial, 1990.
HEIDEGGER, Martin. O Princípio do Fundamento. Tradução Jorge Telles Menezes. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
HEIDEGGER, Martin. Seminários de Zollikon. Tradução Gabriela Arnhold e Maria de Fátima de Almeida Prado. Petrópolis: Vozes, 2001.
STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição Constitucional e Hermenêutica: Uma Nova Crítica do Direito. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
STRECK, Lenio Luiz. Os Métodos de Interpretação, a Metafísica e de como não há um Grundmethode na Hermenêutica: Um contributo à luz do Ontological Turn. In: MELLO, STRECK, Lenio Luiz. Comentários à Reforma do Poder Judiciário, Rio de Janeiro: Forense, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.