ENSAIO SOBRE A CRISE DA NORMATIVIDADE: CALVINO E O PARADOXO DO HOMEM HONESTO

Autores

  • André Karan Trindade IMED - Faculdade Meridional - Passo Fundo - RS
  • Marcelo Andrade Cattoni Oliveira UFMG

Resumo

Partindo da premissa assumida pelos estudos de Direito e Literatura, mais especificamente do Direito na Literatura, segundo a qual certas narrativas literáriassão mais relevantes para a formação e reflexão dos juristas do que grande parte dos manuais, cursos e tratados jurídicos, o presente ensaio busca discutir o problema da crise da normatividade e seus paradoxos na sociedade contemporânea, ilustrada e analisada através do célebre conto A ovelha negra, de Ítalo Calvino.

Biografia do Autor

André Karan Trindade, IMED - Faculdade Meridional - Passo Fundo - RS

Doutor em Direito (ROMA TRE/ITÁLIA). Mestre em Direito Público (UNISINOS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional (IMED) e da Faculdade Guanambi (FG). Coordenador do KATHÁRSIS – Centro de Estudos em Direito e Literatura da IMED. Presidente da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0020455190187187. E-mail: andre.karam@imed.edu.br.

Marcelo Andrade Cattoni Oliveira, UFMG

Literatura (RDL). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0020455190187187. E-mail: andre.karam@imed.edu.br.

** Pós-doutorado em Direito (ROMA TRE/ITÁLIA). Doutor e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Professor Associado IV e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFMG. Bolsista de Produtividade do CNPq (1D). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4442732824534071. E-mail: mcattoni@gmail.com.

Referências

CALVINO, Ítalo. A ovelha negra. In: CALVINO, Ítalo. Um general na biblioteca. São Paulo:Companhia das Letras, 2001, p. 31-32.

CALVINO, Ítalo. Perché leggere i classici. Milano: Mondadori, 1991.

CALVO GONZÁLEZ, José. O direito curvo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

HOMERO. Ilíada. Trad. de Octávio Mendes Cajado. São Paulo: Difel, 1961.

MARÍ, Enrique. Derecho y literatura. Algo de lo que sí se puede hablar pero en voz baja. Doxa – Cuadernos de Filosofia del Derecho, Alicante, n. 21, p. 251-287, 1998.

MASI, Domenico De. O ócio criativo. Trad. de Léa Manzi. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

OST, François. Contar a lei. As fontes do imaginário jurídico. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

POSNER, Richard. Law & Literature. Cambridge/London: Harvard University Press, 2009.

TALAVERA, Pedro. Derecho y literatura. Granada: Comares, 2006.

TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães. Direito e Literatura: aproximações e perspectivas para se repensar o direito. In: TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães; COPETTI NETO, Alfredo (Orgs.). Direito & Literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. p. 11-66.

Downloads

Publicado

2016-02-16

Como Citar

Trindade, A. K., & Oliveira, M. A. C. (2016). ENSAIO SOBRE A CRISE DA NORMATIVIDADE: CALVINO E O PARADOXO DO HOMEM HONESTO. Revista Paradigma, 24(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/595

Edição

Seção

Artigos