Assédio moral organizacional

Autores

  • Rúbia Zanotelli de Alvarenga Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela Puc Minas. Advogada e professora de Direito do Trabalho e Previdenciário de cursos de Pós-Graduação. Professora de Direito da Faculdade Casa do Estudante de Aracruz-ES.

Resumo

O presente artigo visa traçar um estudo novo no âmbito do Direito do Trabalho, que consiste no assédio moral organizacional. O assédio moral organizacional consiste em um conjunto sistemático de práticas reiteradas, provindas dos métodos de gestão empresarial, que tem por finalidade atingir determinados objetivos empresariais relativos ao aumento de produtividade e à diminuição do custo do trabalho, por meio de pressões, humilhações e constrangimentos aos trabalhadores na empresa. Trata-se de, assim, de uma técnica organizacional que tem por intento impor metas constrangedoras e inatingíveis aos empregados, em desrespeito à dignidade humana do trabalhador.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

de Alvarenga, R. Z. (2012). Assédio moral organizacional. Revista Paradigma, (20). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/94

Edição

Seção

Artigos