OS IMPACTOS JURÍDICOS E SOCIAIS DAS FAKE NEWS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO

Autores

  • Eduardo Schirrmann Unisc

Resumo

As fake news possuem um grande impacto na população, devido a seus características peculiares, a eleição brasileira de 2018, em especial no que tange à campanha presidencial, teve uma grande ocorrência de fake news que eram muito compartilhadas em redes sociais, como Facebook, Whatsapp e Twitter, porém, o principal disseminador dessas fake news, sem sombra de dúvidas, foi o aplicativo de mensagens Whatsapp. Devido a essa grande quantidade de material mentiroso que era disseminado, o Tribunal Superior Eleitoral teve que tomar algumas atitudes e retirar certas fake news de circulação. Esse grande acúmulo de notícias inverídicas tem gerado uma mudança tanto de comportamento quanto de opinião da sociedade em geral, que passa a acreditar no que vê de imediato, deixando de lado sua fonte e não indo pesquisar o assunto, para saber se de fato é verdade ou uma mentira. Ao se analisar a eleição de 2018 e se verificarem os efeitos que as fake news produziram, tanto em âmbito jurídico como na sociedade, seria natural esperar-se encontrar uma possível resposta de um meio que o Tribunal Superior Eleitoral ou, até mesmo, o próprio Supremo Tribunal Federal pudesse ter tomado para que não se chegasse ao ponto de se ter uma enxurrada de notícias falsas sendo passadas e repassadas aos milhares durante todos os dias.

Biografia do Autor

Eduardo Schirrmann, Unisc

Possui graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016). Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul na linha de pesquisa "A colisão das fake news com o princípio da Liberdade de Expressão na Sociedade de Informação." da área "Direitos Fundamentais na Sociedade de Informação"

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

Schirrmann, E. (2020). OS IMPACTOS JURÍDICOS E SOCIAIS DAS FAKE NEWS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO. Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 7(2), 143–158. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/rcd/article/view/1897