A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO ALIADO À GUARDA COMPARTILHADA COMO UM MEIO DE INIBIÇÃO DA ALIENAÇÃO PARENTAL
Resumo
O presente artigo científico fomenta o estudo qualitativo sobre a guarda compartilhada aliada ao acompanhamento psicológico como forma de coibir a alienação parental. O método utilizado na elaboração do trabalho de conclusão de curso é o de consultas bibliográficas em materiais publicados em revistas jurídicas e livros, consistindo na exposição de ideias dos autores selecionados. O artigo científico foi sistematizado em três partes. O primeiro capítulo analisa a evolução da guarda compartilhada como legislação, além da faculdade do Magistrado em determinar de ofício a implementação desse tipo de guarda e se esta, isolada, é suficiente para inibir a alienação parental. No segundo capítulo são explorados os sujeitos, características e consequências da alienação parental. O terceiro capítulo demonstra a importância da proteção do instituto da guarda compartilhada objetivando o princípio do melhor interesse da criança e adolescente e a relevância do acompanhamento psicológico como meio de prevenção da alienação parental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.







