O PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E A INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL ABERTA: ELEMENTOS GARANTIDORES DA CONSTITUIÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA

Autores

  • João Pedro Silvestrini Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto
  • Daniel Pacheco Pontes USP
  • Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira UNAERP

Resumo

As razões para o desenvolvimento do presente trabalho fundam-se em uma pesquisa acerca da relação entre o princípio democrático, desenvolvido por J. J. Gomes Canotilho, e a técnica de hermenêutica constitucional trabalhada por Peter Häberle, acerca da interpretação constitucional aberta, como sendo elementos harmônicos e garantidores da Constituição Jurídica brasileira de 1988. O objetivo pretendido é a discussão referente ao condicionamento da força normativa da constituição jurídica, de nosso país, para com procedimentos de interpretação constitucional mais amplos e pluralistas. Entendemos que os direitos fundamentais são parte da base de legitimação democrática para a interpretação aberta, tanto no que se refere ao resultado, quanto no que diz respeito ao círculo de participantes. Todavia, é notório que nossa contemporaneidade apresenta, cada vez mais, técnicas de interpretações típicas de uma sociedade fechada, acarretando, desta maneira, na proteção de instituições políticas em contrapartida da sociedade. Assim, técnicas de interpretação constitucional estritamente cerradas à sociedade, acarretam em verdadeiro declínio ao Estado de direito, ocasionando, desta forma, na incompatibilidade da Constituição jurídica com a Constituição real. Para tanto, será empregado o método dedutivo, baseado em estudos na doutrina clássica, concluindo que o princípio democrático e os procedimentos abertos de interpretação possuem estrita relação com a afinidade entre a Constituição jurídica e a Constituição real de nossa sociedade.

Biografia do Autor

João Pedro Silvestrini, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela UNAERP. Especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP. Professor de Direito do Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto. Advogado.

Daniel Pacheco Pontes, USP

Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco - USP. Professor de Direito Penal da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP, da UNAERP, da Faculdade de Campinas – FACAMP e do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto/SP. Advogado.

Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira, UNAERP

Doutor e Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Professor de Direito Constitucional da graduação e do programa de Mestrado em Direito da UNAERP. Procurador do Estado de São Paulo. Árbitro.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Silvestrini, J. P., Pacheco Pontes, D., & Vianna Alves Ferreira, O. A. (2020). O PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E A INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL ABERTA: ELEMENTOS GARANTIDORES DA CONSTITUIÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA. Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 8(2), 252–270. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/rcd/article/view/2324