UM COTEJO JUSECONÔMICO DOS MODELOS EXPLORATÓRIOS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NO BRASIL: CONCESSÃO E PARTILHA À LUZ DA TUTELA DA SOBERANIA

Autores

  • Sammuel Augusto Ramos Pereira Instituto de Educação Superior de Brasília
  • Rafael Seixas Santos Instituto de Educação Superior de Brasília

Resumo

A discussão acerca do aproveitamento econômico da exploração do petróleo e do gás natural é centenária e rodeada de conflitos em diversos campos, seja no cenário nacional ou no internacional. No Brasil, a condução econômica dessas comodities já variou desde a década de 1930 e 1940, com a discussão sobre quem deveria explorá-los, (a exemplo da campanha O petróleo é nosso) e chega até os dias atuais com a miríade de debates sobre os dois modelos vigentes de exploração: a concessão (Lei nº 9.478/1997) e a partilha (Lei nº 12.351/2010). O que se pretende validar é qual modelo impulsiona melhor consideração à soberania brasileira, mediante reflexões histórias e jurídico-econômicas. Diante das vantagens e dos anacronismos de cada modelação, pode-se repisar a inexistência de um modelo melhor em termos absolutos, no diapasão de concretizar a soberania enquanto conceito operacional relevante. Urge anotar que a garantia da soberania – objeto-princípio – na questão do petróleo e gás natural deve ser buscada em um feixe de fatores, sempre sob a vigilância permanente da sociedade civil nas variadas facetas do controle social.

Palavras-chave: Análise juseconômica. Soberania. Petróleo. Modelos exploratórios.

Biografia do Autor

Sammuel Augusto Ramos Pereira, Instituto de Educação Superior de Brasília

Servidor Público na Universidade de Brasília e também estudante de História da mesma instituição. Possui cursos realizados em 2014 na Universidade de George Washington. O intercâmbio, financiado pelo Governo de Brasília teve duração de um mês e teve ênfase em temas como sustentabilidade, governança e engajamento civil.

Rafael Seixas Santos, Instituto de Educação Superior de Brasília

Mestre em Direito e Políticas Públicas (Constituição, Política Penitenciária, Política Criminal, Diálogos Institucionais e AED). Especialista em Direito Público e Gestão Pública. Professor de Cursos de Graduação e de Pós-graduação Presenciais e EAD. Membro da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RMA) e do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas do Programa de Doutorado (UniCEUB). Tem realizado estudos nas áreas de Direito Público, Políticas Públicas e Processos de Controle Penal e Econômico-social. Assessor da Presidência do Superior Tribunal Militar.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Ramos Pereira, S. A., & Seixas Santos, R. . (2023). UM COTEJO JUSECONÔMICO DOS MODELOS EXPLORATÓRIOS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NO BRASIL: CONCESSÃO E PARTILHA À LUZ DA TUTELA DA SOBERANIA. Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 10(2), 168–192. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/rcd/article/view/2387