A SOCIEDADE DEMOCRÁTICA CONTEMPORÂNEA E A ESFERA PÚBLICA EM HABERMAS
Resumo
A sociedade democrática contemporânea encontra-se diante de um paradoxo, porquanto, no mesmo momento histórico em que criou uma esfera pública, aberta à participação de todos, e de abrangência e influência antes desconhecidas, testemunha uma deterioração dessa esfera por um uso indevido de formas de comunicação e expressão, conduzindo a uma ameaça à democracia. A democracia representativa encontra-se, assim fragilizada, suscitando a necessidade de uma democracia participativa e deliberativa, que requer uma esfera pública sólida, responsável e atuante. O presente trabalho tem por objetivo examinar a constituição e a mudança estrutural da esfera pública, à luz do pensamento de Jürgen Habermas. Adotou-se uma pesquisa bibliográfica para tentar responder ao problema se a concepção habermasiana de esfera pública permite vislumbrar a o potencial emancipatório do agir comunicativo, enraizado nos pressupostos invitáveis da comunicação humana, que se perfaz nessa esfera pública e que aponta para um exercício responsável e racional da cidadania, condição mesma do regime democrático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.







