RETORNO AO FEUDALISMO? ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E JURÍDICOS DO MEDIEVO E DA ATUALIDADE: APROXIMAÇÕES E DISTINÇÕES
Resumo
O estudo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e sob o método indutivo, aborda a questão do regresso da atualidade ao feudalismo nos âmbitos social, econômico, político e jurídico, denominado “neofeudalismo”, “refeudalização”, “neomedievalismo” ou “nova Idade Média”. Inicialmente são descritas as posições dos estudiosos que levantam o problema e, em seguida, delineadas as características gerais dos referidos âmbitos, primeiro na Idade Média e depois na atualidade, que, por fim, são cotejadas, concluindo-se que não há retorno àquele período.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.