MULHER NEGRA E TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL: PERSPECTIVAS CRÍTICAS E DECOLONIAIS
Resumo
Este estudo busca refletir de que forma as teorias críticas sobre direitos humanos, os estudos decoloniais e as teorias feministas podem contribuir e forma interseccional para analisar as demandas enfrentadas pelas mulheres negras trabalhadoras domésticas no Brasil. Diante disso, objetiva-se enfocar o trabalho doméstico no país à luz das discussões teórico-críticas e decoloniais, com escopo principal de compreender as condições historicamente impostas às mulheres negras que exercem essa profissão no país. Para tanto, realiza-se revisão bibliográfica de marcos teóricos que visitam as questões de raça, colonialidade, direitos humanos e as teorias feministas como marcos para o reconhecimento dos direitos dessas trabalhadoras. Conclui-se que os avanços obtidos nesse âmbito não foram suficientes para romper com as características coloniais e escravocratas nas relações envolvendo o grupo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.