VIOLÊNCIA URBANA E HOMICÍDIOS RELACIONADOS AO TRÁFICO DE DROGAS: UMA ANÁLISE DOS MARCADORES DE VULNERABILIDADE DE APENADOS NA PERSPECTIVA DE DIREITOS HUMANOS DO PIAUÍ.
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a violência e os homicídios gerados pelo tráfico de drogas, com enfoque no Estado do Piauí, embasados nos marcadores de vulnerabilidade de apenados, diante dos Direitos Humanos. O tráfico de drogas gera inúmeras consequências a sociedade, dentre elas a violência urbana e parte dos homicídios praticados no Brasil, um fator determinante para esta celeuma social é a condição socioeconômica de alguns jovens, que acabam sendo envolvidos mais facilmente pelo narcotráfico. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, em que o método utilizado é o hipotético-dedutivo, em que são levantadas conjecturas e por fim são deduzidas consequências. Para a coleta de dados foram realizadas pesquisas em jurisprudências, livros, artigos especializados e em estatísticas divulgadas por órgãos do governo. Como resultado observou-se que o tráfico de drogas está intimamente ligado à violência urbana e aos homicídios no país, em especial no Piauí, manifestado principalmente pelo denominado Tribunal do Crime, criado dentro de cada organização criminosa do Estado.
Palavras-chave: tráfico de drogas; violência urbana; homicídios; vulnerabilidade social; Piauí.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.







