ACESSO À INTERNET COMO DIREITO SOCIAL

Autores

  • SANDRA CAMPELO ESAPI
  • EVA XAVIER
  • EMMANUEL BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.55839/2358-7008RCDv12n1pa63-82

Resumo

O presente artigo teve como tema refletir sobre o acesso à internet como direito fundamental do cidadão, em especial, na presente conjuntura de expansão tecnológica. Nesse contexto, o estudo objetivava analisar a importância da positivação do direito de acesso à internet a todos os brasileiros na Carta Constitucional como forma de facilitar a efetivação do pleno gozo da cidadania de forma indiscriminada, considerando que sob o prisma atual, a qualidade de cidadão vai além dos direitos políticos e a cidadania está intrinsecamente relacionada ao processo de inclusão digital e, por conseguinte,  a inclusão social. Para a realização do estudo utilizou-se a abordagem metodológica descritivo-analítica, desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, documental, qualitativa  através de informações e documentos sobre o tema. Assim, obteve-se como resultado a convicção de que numa sociedade onde o uso da tecnologia digital de alcance universal é uma necessidade constante, o acesso à internet como um direito social é uma como forma de garantir a abertura para outros direitos fundamentais. Diante disso, necessário se faz a positivação na Carta Constitucional brasileira do acesso à internet como um direito social extensivo a todos, como forma de afastar as injustiças sociais que poderão advir da negação desse direito, considerando que diante dos novos paradigmas, o acesso à internet é elemento fundamental para   promover a igualdade, a justiça social e o pleno gozo à cidadania.

Palavras-chave: Direitos Fundamentais. Acesso à internet. Positivação.

Biografia do Autor

SANDRA CAMPELO, ESAPI

Doutoranda em linguística pela Universidade de Brasília (UnB), área de pesquisa: Linguagem e Sociedade. Linha de Pesquisa: Discursos, Representações Sociais e Textos. Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (1995), especialização em Língua Portuguesa (CEUB/1998), especialização em Educação à Distância (SENAC/2007) e especialização em Tecnologias em Educação (PUC/RJ - 2013). É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF desde 1993. Tem experiência na área de Língua Portuguesa para jovens e adolescentes das séries finais do Ensino Fundamental. Desenvolve pesquisa na área de Tecnologias em Educação junto a seus alunos e alunos/professores. Ministra cursos de informática educativa para professores da Rede Pública do DF. É secretária dos Cadernos Linguagem e Sociedade onde auxilia na editoração eletrônica e inserção de dados no sistema SEER/BCE. Ministra o curso Word Acadêmico para alunos e professores da graduação e pós-graduação. Oferece suporte aos professores da FE/UnB para a criação das salas de aula no ambiente virtual - Moodle.

EMMANUEL BRASIL

Doutorando em em Ciências Sociais pelo Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA/ICS/UnB). Mestre em Ciências Sociais pelo Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA/ICS/UnB). Bacharel em Sociologia e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília ?\- UnB. Desenvolve pesquisas sobre migrações de sírios para o Brasil. Integrante do LAEMI - Laboratório de Estudos Sobre as Migrações-, CEPPAC/UnB. Pesquisador do Observatório da Cidade de Brasília Metropolitana. Foi pesquisador durante 5 anos no Observatório das Migrações Internacionais/OBMigra. Pesquisador do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero/GREIG. Área de estudo: Sociologia Urbana; Narrativas sobre as Cidades; Cidade, urbanismo e migrações; Sociologia das Migrações.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

CAMPELO, S., XAVIER, E. ., & BRASIL, E. (2024). ACESSO À INTERNET COMO DIREITO SOCIAL. Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 12(1). https://doi.org/10.55839/2358-7008RCDv12n1pa63-82