HERANÇA DIGITAL E ITCM: NECESSÁRIA DELIMITAÇÃO DO CONCEITO E DE SEUS IMPACTOS FISCAIS
Resumo
O presente trabalho teve por fim verificar a existência de uma herança digital e delimitar o seu conceito. Essa questão vem ganhando importância gradativamente, uma vez que a Internet e as redes sociais possibilitam a criação de uma enorme gama de arquivos digitais com certa facilidade, circunstância que gera um estado de permanência do usuário na rede após a sua morte. Através de pesquisa bibliográfica e análise da legislação, tornou-se possível concluir de modo favorável à existência da herança digital, com conceito bem delimitado, basicamente englobando questão patrimoniais e bens imateriais delas decorrentes. Consequentemente, questionou-se a possibilidade de incidência do Imposto de Transmissão Causa Mortis, encontrando-se resposta positiva. Embora a legislação tributária seja ainda silente a respeito de alguns tópicos, ela contém todos os aspectos necessários à hipótese de incidência tributária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.