O PARADOXO DA DEFASAGEM EDUCACIONAL NO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA TODOS: REFLEXÕES ACERCA DA HERANÇA HISTÓRICA BRASILEIRA
Resumo
Este artigo tem como objetivo trazer observações sobre o direito à educação no país, percorrendo brevemente diferentes períodos históricos, como o Brasil colônia, império, república, ditadura militar e atualidade. Por meio desta abordagem, o objetivo é compreender as mudanças e continuidades no desenvolvimento legislativo relacionadas à educação ao decorrer da história, com a meta de identificar lacunas nas leis educacionais e diretrizes do Estado somadas à existência de um obstáculo administrativo. Esta situação gera um descompasso entre a legislação sobre educação e a atuação do Estado na promoção da coletividade educacional, pois, ainda que se busque fornecer uma educação universal, ela acaba evoluindo de forma ilusória, ou seja, parece existir de forma idealizada, porém, na prática, não é plenamente devido às limitações e deficiências na implementação. Essas mudanças legislativas no direito à educação ao decorrer da história se revelam de extrema importância para discussão, considerando sua conversão social, uma vez que é notável a existência do déficit de políticas públicas que promovam a igualdade competitiva na educação, o que representa um viés elitista enraizado no sistema educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.