NOVA EMPRESARIALIDADE: SEUS ASPECTOS MORAIS E ÉTICOS NA ATUALIDADE

Autores

  • Marcelo Ferreira Cordeiro UNAERP
  • Leandro de Castro Felippini Unaerp

Resumo

A nova empresarialidade é uma concepção que concebe a atividade empresarial como sendo a atividade que deve proporcionar benefícios à sociedade, cumprindo assim sua função social, e que se encontra fundamentada em princípios de natureza ética e em elementos da moral, que consubstanciam sua própria natureza, logo, distanciada da ideia de empresa cuja única finalidade é o lucro como fim em si mesmo.

Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Cordeiro, UNAERP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos (1992), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), pós-doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É docente titular a-m da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, docente do Centro Universitário Barão de Mauá e docente do Centro Educacional Hyarte - ML Ltda. Tem experiência na área de Direito, Sociologia, Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direitos Coletivos, Sociologia Clássica e contemporânea, Sociologia do Direito, Filosofia Geral e do Direito e Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos coletivos e cidadania, direitos coletivos e políticas públicas, Estado e globalização, Estado e sociedade civil, Direito e Sociedade, teoria do direito, teoria política e religião. É líder do grupo de pesquisa Direitos Coletivos, Políticas Públicas e Cidadania que se reúne regularmente na Universidade de Ribeirão Preto para debater os diversos temas relacionados à temática do grupo e do grupo de Pesquisa Direito, Estado e Sociedade. Sua pesquisa atual concentra-se no estudo dos direitos coletivos e na relação entre a tutela coletiva e as políticas públicas, enfocando o diálogo entre o jurídico e o político, a juridicização da política e a polítização da justiça, nas ações coletivas como instrumento de controle das políticas públicas, e nas ações coletivas e políticas públicas como instrumentos de efetivação da cidadania.

Referências

COELHO. Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. Vol I – direito de empresa. 15ª edição. São Paulo. Saraiva. 2011. p 78.

DINIZ, Maria Helena. As lacunas no direito. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

MENDES, Fátima Andréa Kisil. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6146

Hartke.SuzeteHabitzreuter. Acesso em 04.05.2015

MENDES, Fática Andréa Ksil. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2009-set-23/direito-comercial-inserido-codigo-civil-nao-perdeu-autonomia. Disponível em 04.05.2014

NALINI, José Renato. Ética geral e profissional, 3ª ed. São Paulo: RT, 2001, p.36

NEGRÃO. Ricardo. Manual de Direito Comercial e de Empresa – 1. 6ª edição. São Paulo. Saraiva. 2008. p. 25/26.

NUNES, Cristina Brandão. A ética empresarial e os fundos socialmente responsáveis. Editora Vida Econômica: Porto, 2004.

BARRETO FILHO, Oscar. A dignidade do direito mercantil, in Revista de Direito Mercantil, n. II. São Paulo: Malheiros. 1973, p.18.

SÁNCHEZ, Jorge Pinzon. El BuenHombre de Negícios y laCrisis de laEmpresa, In: Nuevos Retos delDerecho Comercial.Medellin: Biblioteca Jurídica Dike, 2000.

SANTOS. Elizabete Teixeira Vido dos. Direito. Empresarial. 9. ed. rev. e atual – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. V 5. p 13.

SILVA, De Plácido e. Noções Práticas de Direito comercial. Rio de Janeiro: Forense, 1996, p 522.

SIMÃO FILHO, Adalberto et PEREIRA, Sérgio Luiz. A empresa ética em ambiente ecoeconômico. 1ª edição. Editora QuartierLatin: São Paulo. 2014.

TOMAZETTE. Marlon. Curso de direito empresarial: teoria geral e direito societário, volume I. Editora Atlas. São Paulo. p 09/10.

Downloads

Publicado

2017-06-20

Como Citar

Cordeiro, M. F., & Felippini, L. de C. (2017). NOVA EMPRESARIALIDADE: SEUS ASPECTOS MORAIS E ÉTICOS NA ATUALIDADE. Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 3(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/rcd/article/view/876