SISTEMAS DEMOCRÁTICOS MODERNOS: UMA ANÁLISE DA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • João Paulo Borges Machado UNAERP

Resumo

Afeto a todos os cidadãos, ainda que politicamente envolvido ou não, a democracia exala em todo canto, o simples fato de questionar algo que viola seu entendimento, já é uma experiência democrática, a possibilidade de posicionar em dissonância ao governo sem que desse ato lhe seja atribuída sanção penal, igualmente é uma experiência democrática. Nosso país e o subcontinente da América Latina, dentre tantos problemas, conseguiram a duras penas manter firma um sistema democrático, com suas mazelas porém com seus acertos, dessa condição surgiu a expressão, “novas democracias”, que são na realidade os sistemas democráticos cuja início deu-se após a década de 1960, são países em desenvolvimento, em franca expansão que, verifica diariamente essa condição democrática, com situações que cria o embate entre governantes e governados. Enfim abordaremos de modo sucinto, - pois uma explanação detida geraria um grande número de volumes-, as condições existentes e de maior relevância na América Latina, fazendo uma análise com conceitos básicos de democracia ao longo da história e sua aplicação prática em nossa realidade.

Biografia do Autor

João Paulo Borges Machado, UNAERP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos (1992), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), pós-doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É docente titular a-m da Associação de Ensino de Ribeirão Preto, docente do Centro Universitário Barão de Mauá e docente do Centro Educacional Hyarte - ML Ltda. Tem experiência na área de Direito, Sociologia, Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direitos Coletivos, Sociologia Clássica e contemporânea, Sociologia do Direito, Filosofia Geral e do Direito e Teoria do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos coletivos e cidadania, direitos coletivos e políticas públicas, Estado e globalização, Estado e sociedade civil, Direito e Sociedade, teoria do direito, teoria política e religião. É líder do grupo de pesquisa Direitos Coletivos, Políticas Públicas e Cidadania que se reúne regularmente na Universidade de Ribeirão Preto para debater os diversos temas relacionados à temática do grupo e do grupo de Pesquisa Direito, Estado e Sociedade. Sua pesquisa atual concentra-se no estudo dos direitos coletivos e na relação entre a tutela coletiva e as políticas públicas, enfocando o diálogo entre o jurídico e o político, a juridicização da política e a polítização da justiça, nas ações coletivas como instrumento de controle das políticas públicas, e nas ações coletivas e políticas públicas como instrumentos de efetivação da cidadania.

Referências

ARGENTINA. CONSTITUCION DE LA NACION ARGENTINA (1994), Disponível em: http://www.constitution.org/cons/argentin.htm, acessado em 22/07/2015.

BRASIL. Constituição (1988). In: VadeMecum Saraiva. 18. ed. atual. eampl. São Paulo: Saraiva, 2014.

BOLÍVIA. CONSTITUCIÓN POLITICA DELESTADO, Disponível em: http://www.transparencialegislativa.org/wpcontent/uploads/2013/04/Constitucio%CC%81n-Bolivia.pdf. Acessado em 23/07/2015.

COLOMBIA. CONSTITUCION POLITICA DE COLOMBIA, Disponível em: http://www.oas.org/juridico/mla/sp/col/sp_col-int-tex-const.pdf, Acessado em 22/07/2015. CUBA. CONSTITUCIÓN DE LA REPUBLICA DE CUBA, Disponível em: http://www.cuba.cu/gobierno/cuba.htm, Acessado em 23/07/2015.

MÉXICO. CONSTITUCIÓN POLÍTICA DE LOS ESTADOS UNIDOS MEXICANOS (1917), Disponível em: http://www.oas.org/juridico/mla/sp/mex/sp_mex-int-text-const.pdf, acessado em 23/07/2015.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. O Espírito das Leis: . São Paulo: Saraiva, 1994.

PARAGUAI, CONSTITUCIÓN DE LA REPÚBLICADE PARAGUAY, Disponível em: http://www.oas.org/juridico/mla/sp/pry/sp_pry-int-text-const.pdf, acessado em 24/07/2015.

SARTORI, Giovanni. Engenharia Constitucional: 1ª ed. Brasília, 1996.

VENEZUELA. CONSTITUCIÓN DE LA REPÚBLICA BOLIVARIANA DE VENEZUELA. Disponível em: http://www.oas.org/juridico/mla/sp/ven/sp_ven-int-const.html, Acessado 24/07/2015.

Downloads

Publicado

2017-06-20

Como Citar

Machado, J. P. B. (2017). SISTEMAS DEMOCRÁTICOS MODERNOS: UMA ANÁLISE DA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA. Revista Reflexão E Crítica Do Direito, 3(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/rcd/article/view/882