A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE DE RISCO NA EXTRAÇÃO MINERAL BRASILEIRA E A DESSIMBOLIZAÇÃO DO SER HUMANO
Resumo
O presente trabalho visa observar como o avanço da técnica na sociedade permitiu que se criasse o cenário de sociedade de risco descrito por Ulrich Beck, ainda mais quando o avanço se dá sobre áreas essenciais ao ser humano, como o meio ambiente. Notou-se que por diversas vezes o avanço técnico levou do homem aquilo que o faz um ser simbólico e cultural, tudo em prol da incessante busca por eficácia e bem-estar, e essa busca desenfreada, então, culminou em desastres ambientais que poderiam – ou foram – ter sido previstos ou prevenidos poupando centenas de vidas, porém, nada se fez e a responsabilização vem lentamente, às duras penas devido à ineficiência e ambiguidade das leis que regulam a atividade. Dessarte, o presente expõe como se mostram as normas que regulam a extração mineral no Brasil e, principalmente, indaga se o que os modos de vida atuais têm a oferecer vale a pena a ponto de renunciar àquilo que nos faz seres simbólicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO utiliza uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial BY-NC 4.0 Internacional. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. A revista se permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigos à REVISTA REFLEXÃO E CRÍTICA DO DIREITO está vinculada à licença da Creative Commons CC BY-NC 4.0 internacional. Através desta licença, o autor mantém seus direitos autorais, mas permite, para fins não comerciais, que as pessoas possam copiar e distribuir o seu trabalho, reservando os respectivos créditos, nas condições especificadas.