A ARBITRAGEM COMO ALTERNATIVA À JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA

Autores

  • Alcides Belfort da Silva UNAERP

Resumo

O presente artigo almeja demonstrar uma abordagem acerca da utilização do instituto da arbitragem, sendo este um mecanismo heterocompositivo e extrajudicial de solução de conflitos, regulamentado pela Lei nº. 9.307/96, como uma alternativa à judicialização da política pública. Tal instituto tem sido aplicado como uma alternativa apta,que possui a capacidade de dirimiro cenário vivido e verificado pelos cidadãos e jurisdicionados. A possibilidade de solução, mesmo que parcial, dos problemas verificados atualmente, decorrentes de demandas que não conseguem ser resolvidas administrativamente, bem como a demora judicial e diminuição da eficácia e eficiência do Judiciário, ocorre, sobretudo pelas particularidades e características que são próprias do procedimento arbitral, procedimento que se apresenta como uma alternativa real e eficaz para a solução dos conflitos de interesses que estejam sob sua aplicação, tornando este instituto em um dos principais meios de se alcançar uma melhora na aplicação da Jurisdição, sem que ocorra a necessidade da judicialização das demandas.

Biografia do Autor

Alcides Belfort da Silva, UNAERP

O presente artigo tem por escopo abordar acerca do desenvolvimento do trabalho da criança e do adolescente, sendo ainda uma realidade em nosso cotidiano e, com base entendimento, esse trabalho objetiva discorrer sobre a temática, no que concerne ao direito do trabalho, fato que envolve toda a sociedade, resguardado os princípios constitucionais. O assunto causa impacto social, seja para o tratamento legal de inserção no mercado de trabalho, seja pela efetivação da proteção na tentativa de fazer valer os direitos, como preceitua o princípio da Proteção integral. Pretende-se com a pesquisa, traçar um liame subjetivo acerca do tema, bem como, trazer a baila mecanismos que possa sanar a problematização de forma coletiva, através de ferramentas eficazes em nosso ordenamento jurídico. Espera-se contribuir para melhor conhecimento do assunto e conscientização dos direitos constitucionais correlatos a meteria ora abordada.


Downloads

Publicado

2018-01-17

Como Citar

Silva, A. B. da. (2018). A ARBITRAGEM COMO ALTERNATIVA À JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, (5). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1026