A A FUNÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DIANTE A CRISE DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Gabriel Vinicius Souza unaerp
  • Paulo José Freire Teotônio Universidade de Ribeirão Preto

Resumo

A crise dos direitos humanos e fundamentais no Brasil é assunto temporal. Contudo, nos últimos anos de nossa história constitucional, a crise humanitária gerou a sociedade no sentido de buscar soluções legitimas e legais que possam criar um país harmônico e baseado no Estado de Bem-Estar Social, enraizado no rule of law. Essa busca, inevitavelmente, encontra amparo na própria Constituição Federal de 1988 que, por sua vez, atribui ao Ministério Público o dever de atuar no sentido de garantir a ordem jurídica e democrática, efetivando a proteção dos direitos e garantias constitucionais do cidadão brasileiro. Nessa senda, o presente artigo irá expor a atuação efetiva do instituto para que as bases das garantias fundamentais sejam efetivadas em momentos de desequilíbrio constitucional.

Biografia do Autor

Paulo José Freire Teotônio, Universidade de Ribeirão Preto

Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Pós-graduado pela Faculdade de Direito Municipal de Franca. Mestre e Doutorando pela Universidade de Ribeirão Preto. Ex-Coordenador das Faculdades UNIFEB e IMESB-VC. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, na Comarca de Ribeirão Preto. Professor do Curso de Direito da Faculdade UNAERP.

Downloads

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Souza, G. V., & Teotônio, P. J. F. (2020). A A FUNÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DIANTE A CRISE DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 7(7), 530–542. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1577