OS DIZERES DA DIREÇÃO DE ARTE: OS DISCURSOS NÃO-VERBAIS PRESENTES NO DESIGN GRÁFICO

Autores

  • Andreia Mongelos
  • Yan Siqueira
  • Maria Beatriz Prandi

Palavras-chave:

Direção de Arte, Design Gráfico, Discursos não-verbais, Harry Potter, Análise do Discurso.

Resumo

A Direção de Arte é um campo de produção de dizeres presente no design gráfico, design digital, cinema, teatro e outros. Cores, luzes, sombras, harmonias, pesos e tipografia são alguns dos elementos que compõem a Direção de Arte, e que apesar de parecerem transparentes, atuam na construção de sentidos discursivos. Com base no referencial teórico da Análise do Discurso Francesa de Michel Pêcheux, esse trabalho busca analisar os “dizeres” da Direção de Arte, isto é, os elementos não-verbais dotados de opacidade, e que constroem sentidos. O corpus de análise desse artigo são os cartazes da saga cinematográfica Harry Potter, na intenção de observar como cores, luzes e outros elementos da Direção de Arte se constituem como efeitos de sentido na planície da imagem.

Biografia do Autor

Andreia Mongelos

Graduanda em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto.

Yan Siqueira

Graduando em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto.

Maria Beatriz Prandi

Doutoranda em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação e Bacharela em Ciência da Informação e Documentação pela mesma instituição. Atualmente trabalha com suporte às disciplinas e cursos a distância da UNAERP.

Publicado

2019-01-18

Como Citar

Mongelos, A., Siqueira, Y., & Prandi, M. B. (2019). OS DIZERES DA DIREÇÃO DE ARTE: OS DISCURSOS NÃO-VERBAIS PRESENTES NO DESIGN GRÁFICO. In Revista | ISSN: 1980-6418, 9(9), 3–14. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1374

Edição

Seção

Artigos