A CONSTRUÇÃO DE SIMULACROS NA IMAGEM CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Simulacro. Fotografia. Imagem publicitária. Comunicação contemporânea.Resumo
O objetivo dessa pesquisa é analisar o conceito de simulacro, concebido pelo filósofo Jean Baudrillard (1981), em relação às práticas contemporâneas de produção e divulgação de imagens publicitárias. De acordo com o autor estudado, simulacro é uma imitação hiper-real que simula a realidade, ou seja, é substituição do mundo empírico por realidades fantásticas, simuladas para retirar a relevância do mundo real. Isso posto, essa pesquisa se propõe a articular conceitualmente as ferramentas de edição de imagens como efeitos potencializadores na construção de simulacros, permitindo lançar luz sobre novas problemáticas que incidem na comunicação social contemporânea. Essa pesquisa tem como objetivo trazer contribuições para o campo da comunicação social ao discutir o simulacro e a perda de credibilidade nas mídias digitais, além de propor caminhos para a construção de sentidos mais verdadeiros e legítimos a respeito de uma marca.Downloads
Publicado
2017-12-18
Como Citar
Marcon, L. C. G., Santos, M. V. dos, & Prandi, M. B. (2017). A CONSTRUÇÃO DE SIMULACROS NA IMAGEM CONTEMPORÂNEA. In Revista | ISSN: 1980-6418, 8(8), 61–74. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1368
Edição
Seção
Artigos