O IMPACTO DO AVANÇO TECNOLÓGICO NO MERCADO PUBLICITÁRIO DE RIBEIRÃO PRETO

Autores

  • Diego Castro
  • Daniela Tincani UNAERP
  • Mariana Paes UNAERP

Resumo

Em 2018 foi apresentado pela Google uma assistente virtual fazendo ligações para humanos, evidenciando ainda mais possíveis substituições do trabalho humano pela automatização da Inteligência Artificial. Pode-se observar esses impactos em grande parte das áreas do mercado mundial, desde o surgimento de novos aplicativos até um apresentador de telejornal virtual. Com o surgimento da Quarta Revolução Industrial, novos mecanismos e softwares possibilitam um processo mais eficaz e rápido, acarretando a necessidade de adaptação às inovações frequentes da tecnologia. No mercado publicitário não é diferente, algumas ferramentas da Inteligência Artificial, também surgem impactando os profissionais da área. Elas contribuem para automatizar processos que antes eram humanizados, desenvolvendo uma hiper-personalização de atendimento. Com o objetivo de analisar o impacto que essas transformações trouxeram entre a “publicidade tradicional” e a “publicidade digital” nas agências publicitárias em Ribeirão Preto, desenvolveu-se por meio de pesquisas bibliográficas a compreensão do amplo conceito de Inteligência Artificial e alguns de seus subcampos. Além disso foram feitas entrevistas em profundidade com profissionais que atuam nas áreas mais propícias a essas transformações. Os resultados obtidos da pesquisa trouxeram percepções positivas entre as agências perante a análise das novas tecnologias. Acredita-se que apesar das inovações terem avançado rapidamente, ainda se necessita da inteligência humana para conduzir as automatizações, desde análise de dados, até criação de artes mais elaboradas com o uso de softwares.

Biografia do Autor

Daniela Tincani, UNAERP

Professora doutora do Curso de Publicidade e Propaganda da UNAERP

Mariana Paes, UNAERP

Em 2018 foi apresentado pela Google uma assistente virtual fazendo ligações para humanos, evidenciando ainda mais possíveis substituições do trabalho humano pela automatização da Inteligência Artificial. Pode-se observar esses impactos em grande parte das áreas do mercado mundial, desde o surgimento de novos aplicativos até um apresentador de telejornal virtual. Com o surgimento da Quarta Revolução Industrial, novos mecanismos e softwares possibilitam um processo mais eficaz e rápido, acarretando a necessidade de adaptação às inovações frequentes da tecnologia. No mercado publicitário não é diferente, algumas ferramentas da Inteligência Artificial, também surgem impactando os profissionais da área. Elas contribuem para automatizar processos que antes eram humanizados, desenvolvendo uma hiper-personalização de atendimento. Com o objetivo de analisar o impacto que essas transformações trouxeram entre a “publicidade tradicional” e a “publicidade digital” nas agências publicitárias em Ribeirão Preto, desenvolveu-se por meio de pesquisas bibliográficas a compreensão do amplo conceito de Inteligência Artificial e alguns de seus subcampos. Além disso foram feitas entrevistas em profundidade com profissionais que atuam nas áreas mais propícias a essas transformações. Os resultados obtidos da pesquisa trouxeram percepções positivas entre as agências perante a análise das novas tecnologias. Acredita-se que apesar das inovações terem avançado rapidamente, ainda se necessita da inteligência humana para conduzir as automatizações, desde análise de dados, até criação de artes mais elaboradas com o uso de softwares.

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Castro, D., Tincani, D., & Paes, M. (2020). O IMPACTO DO AVANÇO TECNOLÓGICO NO MERCADO PUBLICITÁRIO DE RIBEIRÃO PRETO. In Revista | ISSN: 1980-6418, 12, 67–83. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1840