A DIFUSÃO DOS CÂNONES DE BELEZA PELA LINGUAGEM IMAGÉTICA DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO COM INFLUENCERS DIGITAIS

Autores

  • Marina Zuccolotto
  • João Flávio de Almeida UNAERP

Resumo

No artigo propõe-se uma análise sobre a difusão de cânones de beleza pela linguagem imagética digital do Instagram, com o objetivo de analisar descritivamente os padrões estéticos que orbitam as influencers brasileiras mais seguidas na atualidade do Instagram, sendo elas: Anitta, Tatá Werneck, Larissa Manoela, Maísa e Bruna Marquezine. Para isso, foi utilizado como referencial teórico o livro “A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista” de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, que discute a captura da arte e da estética pelo capitalismo, culminando no que eles chamam de capitalismo transestético. Assim, por meio de uma pesquisa descritiva exploratória, foram feitas análises de perfis previamente escolhidos - a partir de questões suscitadas pelo referencial teórico -, com a intenção de melhor compreender os efeitos do discurso imagético na construção de cânones de beleza.

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Zuccolotto, M., & de Almeida, J. F. (2022). A DIFUSÃO DOS CÂNONES DE BELEZA PELA LINGUAGEM IMAGÉTICA DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO COM INFLUENCERS DIGITAIS. In Revista | ISSN: 1980-6418, 14(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/2750