A CULTURA DA GRATUIDADE E SEUS EFEITOS NO JORNALISMO, NA PROPAGANDA E NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS

Autores

Palavras-chave:

meios, convergência, audiovisual, jornalismo, publicidade.

Resumo

Partindo dos pressupostos apresentados no ensaio "Quem controla o futuro?", do autor Jaron Lanier (2010), o presente trabalho tem como objetivo estudar a cultura da gratuidade no universo digital, seus efeitos na propaganda e na produção de conteúdo. Segundo o autor, o sistema forjado sobre a cultura da gratuidade pode estar na origem de diversos problemas midiáticos e comunicacionais contemporâneos que, por sua vez implica riscos ao sistema comunicacional, tanto à qualidade do conteúdo produzido, quanto à capacidade de exposição das marcas. Calçados nestes pressupostos, esta pesquisa tem por objetivo verificar a validade das análises propostas por Lanier na intenção de detectar problemas comunicacionais e propor soluções. Este trabalho é parte inicial de uma pesquisa de alcance maior, e por hora usará o método de entrevistas qualitativas com grupo focal.

Biografia do Autor

Kenia Ribeiro

Graduanda em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto.

João Pizza

Graduando em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto

João Flávio de Almeida, UFSCar

Doutorando pelo PPGCTS - UFSCar

Publicado

2019-01-18

Como Citar

Ribeiro, K., Pizza, J., & de Almeida, J. F. (2019). A CULTURA DA GRATUIDADE E SEUS EFEITOS NO JORNALISMO, NA PROPAGANDA E NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS. In Revista | ISSN: 1980-6418, 9(9), 15–31. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/1375

Edição

Seção

Artigos