A CULTURA DA GRATUIDADE E SEUS EFEITOS NO JORNALISMO, NA PROPAGANDA E NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS
Palavras-chave:
meios, convergência, audiovisual, jornalismo, publicidade.Resumo
Partindo dos pressupostos apresentados no ensaio "Quem controla o futuro?", do autor Jaron Lanier (2010), o presente trabalho tem como objetivo estudar a cultura da gratuidade no universo digital, seus efeitos na propaganda e na produção de conteúdo. Segundo o autor, o sistema forjado sobre a cultura da gratuidade pode estar na origem de diversos problemas midiáticos e comunicacionais contemporâneos que, por sua vez implica riscos ao sistema comunicacional, tanto à qualidade do conteúdo produzido, quanto à capacidade de exposição das marcas. Calçados nestes pressupostos, esta pesquisa tem por objetivo verificar a validade das análises propostas por Lanier na intenção de detectar problemas comunicacionais e propor soluções. Este trabalho é parte inicial de uma pesquisa de alcance maior, e por hora usará o método de entrevistas qualitativas com grupo focal.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-07-16 (2)
- 2019-01-18 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 In Revista | ISSN: 1980-6418

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos publicados passam a ser de direito da In Revista, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.