A ANÁLISE DO DISCURSO COMO REFERENCIAL TEÓRICO-ANALÍTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA:

uma teoria em prática

Autores

  • Elaine Daróz
  • Agna Rodrigues Universidade Católica de Pernambuco
  • Pedro Danilo Rocha de Oliveira Leão Universidade Católica de Pernambuco

Resumo

Aprender inglês é muitas vezes significado em nosso país como fundamental para que o sujeito atenda às demandas da atualidade. No entanto, observamos que as práticas pedagógicas concernentes ao ensino do inglês não acompanham a dinamicidade desses novos tempos, priorizando, de um modo geral, um ensino tradicional muitas vezes desconectado da realidade dos(as) aprendizes. Neste artigo, propomos um repensar das práticas tradicionais de ensino do inglês, tomando como referencial teórico-analítico a Análise do discurso materialista (AD), fundada na França por Michel Pêcheux (1969 [1997], e os estudos desenvolvidos por Orlandi (2009, 2006, 2005, 2004) no Brasil. Dentre as contribuições da AD, destacamos a atenção à concepção de condições de produção, lugar no e pelo qual se inscreve o sujeito na sua relação com a língua em funcionamento e a história. Além disso, o deslocamento da noão saussureana de língua homogênea para o discurso, permite compreender o funcionamento discursiva em seus diferentes níveis, tendo em vista os jogos de poder que nele se inscrevem. Tomando em ataenção uma teoria em prática, propomos, ainda, estratégias de ensino-aprendizagem do idioma como possibilidades de (re)inscrição do sujeito aprendiz em ma língua outra a partir de sua tomada de posição. Embora o nosso artigo centre no ensino do inglês, compreendemos que essa perspectiva contempla, ainda, o ensino de língua(s), tomando em atenção às particularidades concernentes à relação entre sujeito, lingua e produção de sentidos específicas de cada formação social em seu tempo específico.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; língua inglesa; Análise do discurso materialista

Biografia do Autor

Elaine Daróz

Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Daróz, E., Cesar Barbosa Rodrigues, A. R. ., & Rocha de Oliveira Leão, P. D. . (2024). A ANÁLISE DO DISCURSO COMO REFERENCIAL TEÓRICO-ANALÍTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: : uma teoria em prática. In Revista | ISSN: 1980-6418, 16(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3055