A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM PARA SURDOS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA

Autores

  • Elaine Daróz
  • Lilian Cristina Lopes e Silva Universidade Estácio de Sá

Resumo

O desenvolvimento linguístico-discursivo do surdo é gesto-visual, por isso, deve-se refletir como esses recursos digitais são utilizados para que a comunicação aconteça em todos os âmbitos de interação social. Este artigo tem por objetivo apresentar a importância do uso das Tecnologias Digitais em sala de aula do Ensino Fundamental II, bem como os seus impactos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, como segunda língua (L2) para alunos surdos. Em suas bases numa abordagem qualitativa, e ancorada em uma revisão de literatura sobre a temática, o estudo analisou como essas contribuições aprimoraram o desenvolvimento e as habilidades desses alunos. A partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola de referência para a população surda na cidade de Resende-RJ, foi possível observar uma maior percepção do aluno em relação à L2, como resultante das adaptações dos materiais pedagógicos dentro da Plataforma Adaptativa Aprimora, e da capacitação profissional do professor que  trabalha com as tecnologias gigitais. Tomando como abordagem de uma pesquisa qualitativa, as discussões e análises desenvolvidas neste artigo foram realizadas sob o suporte teórico-analítico da Análise do discurso de linha francesa, de forma a nos possibilitar uma melhor compreensão da relevância do uso das tecnologias digitais, como material de ensino de L2 para os surdos, promovendo uma comunicação mais eficiente e significativa.

Palavras-chave: tecnologias digitais; ensino-aprendizagem; L2 para Surdos; Análise do discurso.

Biografia do Autor

Elaine Daróz

Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Daróz, E., & Cristina Lopes e Silva, L. (2023). A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM PARA SURDOS: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA. In Revista | ISSN: 1980-6418, 15(1). Recuperado de https://revistas.unaerp.br/inrevista/article/view/3056