A CULTURA DO CANCELAMENTO E SEUS EFEITOS NA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA CONTEMPORÂNEA
Abstract
A cultura do cancelamento se tornou recorrente conforme avançava a interferência das redes sociais no comportamento humano. Tomando como base o crescente número de “cancelados” na internet, o presente trabalho possui como escopo estudar a cultura, analisando o fenômeno em sua plena execução, utilizando como objeto da pesquisa e eixo central o julgamento público que sofreram a influenciadora digital Gabriela Pugliesi, no início da pandemia da Covid-19 e a rapper Karol Conká, no período de seu confinamento no Big Brother Brasil de 2021. Assim, utilizado como método de pesquisa a análise do caso de ambas personalidades públicas, é possível se fazer compreender a extensão da problemática do ato de “cancelar” e os reflexos que podem gerar àqueles que dependem e contam com o bom relacionamento entre os influenciadores e influenciados, como patrocinadores e marcas parceiras. Para que houvesse aprofundamento na matéria, portanto, foi necessário um estudo minucioso acerca do nicho em que se enquadra a profissão de “influencer” e as especificidades de cada caso, uma vez que o fenômeno social do “cancelamento” atua de diferentes formas e níveis, e podem interferir diretamente no desempenho e na imagem das marcas parceiras além das pessoas que as representam.
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Copyright (c) 2022 In Revista | ISSN: 1980-6418

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