ESTADO DE EXCEÇÃO E CLÁUSULA DE NECESSIDADE: UMA TENTATIVA DE JUSTIFICAR A INSTAURAÇÃO DO ESTADO PÓS-DEMOCRÁTICO

Autores

  • Laura Vaz Bitencourt Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Caroline Muller Bitencourt Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central apresentar uma tentativa de justificação para a instauração do Estado Pós-Democrático, a partir dos conceitos de Estado de Exceção e a cláusula de necessidade, trabalhando com a possível superação do Estado Democrático de Direito, especialmente no tocante as suas características fundacionais relacionadas à igualdade, liberdade e o princípio da legalidade. Para tanto, far-se-á uma abordagem quanto ao surgimento e conceituação do Estado Democrático de Direito, trazendo um breve referencial quanto a conceituação do Estado Pós-Democrático, para, a partir de então explanar acerca do Estado de Exceção e a cláusula de necessidade como tentativa de justificação para a instauração do Estado Pós-Democrático. O método de abordagem é dedutivo, procedimento analítico, utilizando-se da técnica de documentação direta através de pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Laura Vaz Bitencourt, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestranda em Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, com linha de pesquisa em Políticas Públicas de Inclusão Social. Graduada em Direito pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos Estado, Administração Pública e Sociedade (UNISC). E-mail: laura.vazbitencourt@hotmail.com

Caroline Muller Bitencourt, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professora de Teoria do Direito do PPGD – Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (Santa Cruz do Sul-RS, Brasil). Doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Especialista em Direito Público pela Universidade de Passo Fundo. Professora da graduação e da pós-graduação lato sensu da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção / Giorgio Agamben ; tradução de Iraci D. Poleti. – 2. ed. – São Paulo : Boitempo, 2004 (Estado de sítio).

BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. 10 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CASARA, Rubens R R. Estado pós-democrático: neo-obscurantismo e gestão dos Indesejáveis. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

KELSEN, Hans. A democracia / Hans Kelsen. – São Paulo : Martins Fontes, 1993.

LEAL, Rogério Gesta. Sociedade de riscos e estado de exceção: encruzilhadas em labirintos. (Artigo trabalhado na matéria ministrada pelo próprio autor no Mestrado em Direito/UNISC, Turma 2018, 2º semestre)

MARTINS, Leonardo. Liberdade e Estado Constitucional. São Paulo : Atlas, 2012.

REALE, Miguel. O estado democrático de direito e o conflito de ideologias / Miguel Reale. – 2. ed. rev. – São Paulo : Saraiva, 1999.

ROUSSEAU, Jean – Jacques. Do contrato Social / Jean – Jacques Rousseau. – São Paulo : Editora Martin Claret Ltda, 2006.

SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2006

SANTOS, Wanderley Guilherme dos, 1935 – A democracia impedida: o Brasil do século XXI / Wanderley Guilherme dos Santos. – Rio de Janeiro : FGV Editora, 2017.

VALIM, Rafael. Estado de exceção: a forma jurídica do neoliberalismo. São Paulo: Editora Contracorrente, 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Como Citar

Bitencourt, L. V., & Bitencourt, C. M. (2020). ESTADO DE EXCEÇÃO E CLÁUSULA DE NECESSIDADE: UMA TENTATIVA DE JUSTIFICAR A INSTAURAÇÃO DO ESTADO PÓS-DEMOCRÁTICO. Revista Paradigma, 28(3), 238–253. Recuperado de https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/1465