O DIREITO HUMANO AO TRABALHO DOS REFUGIADOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Resumo
No Brasil, a partir da cultura nacionalmente difundida que considera o trabalho dignificador da pessoa, o acesso ao labor adquire relevância ímpar na efetiva inserção do refugiado na comunidade, sendo, igualmente, mecanismo de reestabelecimento de sua dignidade. Isto posto, a presente pesquisa se propõe a analisar quais os mecanismos, de ordem pública e também social, para se garantir a fruição do direito humano ao trabalho pelos refugiados no Estado de Mato Grosso do Sul. Assim, em um primeiro momento, analisa-se o conceito de refúgio, bem como as disposições de direito ao trabalho nos documentos internacionais e legislações nacionais correlatas, para então destacar as principais políticas públicas adotadas pelo Governo Brasileiro, com o objetivo de garantir o direito ao trabalho aos refugiados. Por fim, investiga-se sobre os mecanismos que auxiliam o acesso dos refugiados ao trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul, a partir da ótica de instituições diversas. Para tanto, o trabalho utiliza o método dedutivo, com os tipos de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental.
Palavras-chave: Refúgio; Direito ao Trabalho; Políticas Públicas; Políticas Sociais; Mato Grosso do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Pedro Rodrigues Nascimento, Ynes da Silva Félix

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter artigos à Revista Paradigma o autor já autoriza sua publicação em caso de aprovação após o devido processo de avaliação, ciente da política de acesso livre do periódico.
O autor declara ciência de que serão publicadas todas as informações consignadas na submissão, incluindo nome, afiliação, titulação e endereço eletrônico.